curso online | arte, ativismo e redes sociais com Nathalia Lavigne e Larissa Macêdo


Recomende esse curso


Datas: De 01 de outubro a 05 de novembro de 2022
Horário: 11h às 13h
Inscrições encerradas

Sábados
Público: interessados em geral
Duração: 06 encontros
Investimento: R$ 480,00
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

 

inscrições aqui

 

O curso propõe o debate e a análise de práticas artísticas e ativistas compartilhadas nas redes sociais. Práticas que se formam a partir de agenciamentos fora do eixo hegemônico das artes e são ativadas por proposições artísticas que evidenciam as potencialidades dessas redes como um lugar de produção, crítica e expansão da arte na atualidade. Com isso, o curso contempla também uma reflexão sobre processos decoloniais e contracoloniais na arte e em suas instituições.

Em um contexto no qual os museus são entendidos como espaços de comunicação, a forma como as instituições lidam com a disseminação de novos discursos passa a ser indissociável de suas ações e estruturas.

As aulas são expositivas com apresentação do conteúdo em formato digital, debates e indicações de leituras.

Serão discutidos temas como:

  • Agenciamento, práticas artísticas e colaborativas em rede;
  • Perspectiva contracolonial para pensar a arte, as tecnologias e as redes sociais;
  • Operador conceitual das encruzilhadas;
  • Redes sociais, inteligência artificial e racismo algorítmico;
  • Colonialismo de dados e práticas que lidam com censura e/ou vigilância;
  • Crítica institucional e descolonização;
  • Pandemia de COVID-19 e as práticas artísticas compartilhadas nas redes sociais;
  • Artistas e coletivos que utilizam as redes sociais como forma de ativismo e produção artística na atualidade.

 

Programação

Aula 01 (01/10): Introdução: Arte e ativismos nas redes sociais, com Nathalia Lavigne e Larissa Macêdo

Discussão inicial sobre agenciamento e exemplos de artistas e coletivos que utilizam as redes sociais como forma de ativismo e produção artística na atualidade, com exemplos que serão aprofundados ao longo do curso.

Aula 02 (08/10): Arte e redes sociais a partir de uma perspectiva contracolonial, com Larissa Macêdo

Introdução à perspectiva contracolonial; a importância dessa perspectiva para pensar a arte, as tecnologias e as redes sociais e de romper com epistemicídios para expandir a compreensão dos trabalhos de artistas negros e indígenas brasileiros.

Aula 03 (15/10): Autonomia e controle, com Nathalia Lavigne

Discussão sobre o conceito de colonialismo de dados (Mejias e Couldry, 2018) e práticas que lidam com censura e/ou vigilância. Paralelo com inserções midiáticas nos anos 1970-1980 no contexto brasileiro e ações que utilizaram intervenções e escritos urbanos em espaços públicos.

Aula 04 (22/10): Entre a crítica e a descolonização institucional, com Nathalia Lavigne

Introdução ao conceito de crítica institucional; associação com o discurso decolonial de grupos como Decolonize This Place e análise de como o movimento ganhou força nas redes.

Aula 05 (29/11): Encruzilhadas: arte, redes sociais e racismo algorítmico, com Larissa Macêdo

Operador conceitual das encruzilhadas para pensar as práticas artísticas, a inteligência artificial e o racismo algorítmico nas redes sociais

Aula 06 (05/11): Arte, ativismos e pandemia, com Nathalia Lavigne e Larissa Macêdo

Impactos da pandemia de COVID-19 nas práticas artísticas compartilhadas nas redes sociais e artivismos em rede pós-Covid no Brasil e no mundo.

 

Nathalia Lavigne é pesquisadora, jornalista e curadora. É doutoranda pela FAUUSP, mestre em Teoria Crítica e Estudos Culturais pela Birkbeck, University of London, e graduada em Jornalismo pela PUC-RJ. Sua pesquisa de doutorado trata da musealização dos espaços expositivos e práticas de contracolecionismo no Instagram, entendido como um arquivo instantâneo, instável e muitas vezes involuntário. Atualmente vive em Berlim, após um período como pesquisadora visitante da Humboldt Universität zu Berlin, contemplada com uma bolsa da DAAD em 2021. Como curadora, realizou exposições como “Against, Again: Art Under Attack in Brazil” (Anya and Andrew Shiva Gallery, CUNY University, New York, 2020) e “Táticas de Desaparecimento” (Paço das Artes, 2021, São Paulo). Escreve para veículos como Artforum, Contemporary And, ZUM, Folha de São Paulo e revista Select.

 

Larissa Macêdo (@larissacsmacedo) é curadora, crítica, professora e pesquisadora, doutoranda e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Desenvolve uma pesquisa de doutorado relacionada às práticas artísticas de mulheres e pessoas de gêneros dissidentes negras e indígenas nas redes sociais. É uma das criadoras do projeto (@projetoater) que tem como objetivo evidenciar os impactos da inteligência artificial na produção de artistas racializadas nas redes sociais. Também é professora dos cursos de graduação e pós-graduação de Licenciatura em Artes, Design, Comunicação Social e Moda da Belas Artes e realiza palestras, cursos e oficinas com temáticas voltadas às redes sociais, às novas estéticas, aos modelos de produção artísticos e multimídia, e às práticas político-sociais e curatoriais multidisciplinares.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

 

 

FOTO: Mídia Ninja

Mídia Ninja, Ruas de junho 2013/14 (detalhe)
Coleção mam

 

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.