curso online | Bosch, Goya, Gauguin, Redon, Munch: arte fantástica e o simbolismo com Denis Molino


Recomende esse curso


Datas: 09, 16, 23, 30 de maio, 06, 13 de junho de 2022
Horário: das 19h às 21h via Zoom
Inscrições encerradas

Segundas-feiras

Público: interessados em geral 

Duração: 06 encontros

Investimento: R$ 480,00 em até 5 parcelas

As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

 

Esse curso propõe um olhar diferente sobre a arte moderna, pois a considera não pelo prisma do realismo e do impressionismo – que são inegavelmente fundamentais para as vanguardas artísticas – mas, sim, pela perspectiva dos simbolistas que, apesar de contemporâneos daqueles, diferem porque colocam no centro da arte o sonho e o mistério. Assim, os simbolistas são refratários ao cotidiano, ao atual e ao visível. Odilon Redon, um dos protagonistas do movimento, chama os impressionistas “verdadeiros parasitas do objeto”, por darem muita importância ao que se apresenta sob os olhos, mas não na imaginação. É sabido que o simbolismo surge antes nas letras francesas por volta de 1880, o manifesto é publicado em 1886, sendo a um tempo herdeiro do romantismo e oposto ao naturalismo. Das letras, o movimento atinge as artes pictóricas e gráficas finisseculares, tendo o mesmo interesse pelo enigma.  

Estudaremos o movimento simbolismo não só como uma estética da sugestão, mas também como uma inflexão moderna no extenso arco da arte fantástica. Pois o simbolismo emancipa o maravilhoso das imprecações religiosas, como havia nos polípticos de Bosch, e também o dissocia em parte da sátira social, ainda presente nas gravuras de Goya, no que ele aponta para as artes ulteriores, sendo o surrealismo dos anos 1920 seu póstero mais conhecido.

 

Programação

Aula 01 (09.05) – Bosch e a mensagem moralizante nos grandes trípticos (O jardim das delícias, O carro de feno, O juízo final).

 

Aula 02 (16/05) – Goya e o monstruoso verossímil.

 

Aula 03 (23/05) – Simbolismo e sintetismo pictórico: Paul Gauguin e Émile Bernard.

 

Aula 04 (30/05) – O conceito de arte sugestiva em Odilon Redon.

 

Aula 05 (06/06) – Munch: o grito da natureza.

 

Aula 06 (13/06) – Aspectos do simbolismo no Brasil: Visconti, Goeldi, Grassmann.

 

Denis Bruza Molino, 49 anos, é doutor e mestre em Filosofia pela USP.  Foi curador-assistente do MASP (2008 – 2014) e fez a curadoria do Acervo Artístico da Câmara Municipal de São Paulo (2016). Como professor de história da arte e de mitologia greco-latina, tem ministrado cursos em diversos museus desde de 2007. Atua também como palestrante em centros culturais, galerias e ateliês de arte.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto. Entre em contato conosco.

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br 

WhatsApp: 11 99774 3987

 

Legenda:
Giulio Romano – Afresco na parede leste (detalhe), entre 1532 e 1534. Pintura. Sala dei Giganti, Palazzo del Te, em Mântua, na Italia.
Fonte: Wikiia Commonsmed

 

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.