curso online | criptoArte, a história da arte criptografada com Mariana Braoio


Recomende esse curso


Datas: 07, 14, 21, 28 de julho, 04 de agosto de 2022
Horário: das 19h às 21h

Quintas-feiras

Público: interessados em geral 

Duração: 05 encontros

Investimento: R$ 400,00 

As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

 

Memes, 3Ds, macacos estilizados são arte? Neste curso serão trazidos conceitos sobre novas tecnologias, tendências e aplicações da criptoarte, principais terminologias utilizadas: NFTs, Metaverso, Smart Contracts e Colecionáveis. Também serão propostas reflexões sobre esse novo movimento artístico reecorrendo às estéticas e produções de alguns criptoartistas. Uma curadoria será realizada especialmente para a ocasião.

 

Programação

Aula 01 (07.07) – A trajetória da história da arte digital

Artes digitais não são novidades para história da arte, mas como algumas delas se tornaram criptoartes? Um paralelo da incorporação de tecnologias como auxiliadoras no processo de produção e estética artística com softwares e tokenização;

 

Aula 02 (14/07): NFTs, a palavra mais falada em 2021

Agora que entendemos como a história da arte incorpora práticas digitais, precisamos explicar conceitos necessários para se aprofundar na revolução digital da web3 e como aplicá-los no seu trabalho artístico;

 

Aula 03 (21/07): Criptomoedas podem ser as moedas da criptoarte

Comprar e vender arte é uma das práticas mais antigas da história mas, nem sempre as comercializações são feitas com moedas conhecidas. Entendendo as novas práticas de mercado artístico com o maior minerador de Bitcoin do Brasil, Bernardo Schucman.

 

Aula 04 (28/07): Tradicional entrelaça o contemporâneo

Criptoartistas, galerias e instituições que utilizam as atuais tecnologias como âmbito de um novo território de atuação, de certificação e de exposições. Através de uma curadoria apresentada feita especialmente para ocasião e a possibilidade de criar seu primeiro NFT no final do encontro.

 

Aula 05 (04/08): Criptoarte e o sistema de arte, abrindo para discussões

Um encontro com a artista que vendeu R$30 milhões em 1 hora através de um leilão de NFTs. O debate recorrente sobre o mercado e o sistema da arte em desenvolvimento.

 

Mariana Braoio é coordenadora de comunidade de criptoartistas na Tropix, plataforma de arte com NFTs. Curou a exposição “Fome de Criar” com criptoartistas brasileiros na plataforma Xepa.io. É historiadora da arte pela UFPEL e UNIFESP, com atuação em curadoria e comunicação. Possui uma vasta pesquisa em mulheres artistas com aproximação nas artes digitais e já atuou nos principais museus: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e Museu da Baronesa e em instituições culturais: Japan House e Itaú Cultural. Idealizadora do quadro “Artistas que você precisa conhecer”, ao evidenciar uma curadoria de artistas.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto. Entre em contato conosco.

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br 

WhatsApp: 11 99774 3987

 

inscrições aqui

 

Legenda:
Tadeu Jungle, Tudo Pode (Perder-se), 2003. Coleção mam são paulo, doação do artista.

 

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.