curso online | laboratório feminista de crítica e história da arte com Talita Trizoli


Recomende esse curso


Datas: 05, 12, 19, 26 de julho, 02, 09, 16, 23 de agosto de 2022
Horário: das 19h às 21h

Terças-feiras

Público: interessados em geral 

Duração: 08 encontros

Investimento: R$ 640,00 (em até 5 parcelas)

As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

 

Se o exercício da prática artística fora historicamente difícil para as mulheres devido às proibições de estudo, e os jogos de interdição para o estabelecimento de carreiras, no campo da escrita sobre arte, (crítica e história), os esforços não foram dos mais fáceis. No entanto, é a partir da dedicação de algumas autoras e pesquisadoras dessas áreas que pudemos identificar os problemas de exclusão de gênero, raça e classe. Nesse laboratório, a partir da discussão de textos importantes e mesmo pouco conhecidos, procura-se analisar as estratégias e metodologias utilizadas para enfrentar as barreiras de inserção das mulheres no mundo das artes, e quais soluções (ou não) são possíveis.

Programação

Aula 01 (05/07): Fundações teóricas parte 1: Linda Nochlin e Lucy Lippard;

Aula 02 (12/07): Fundações teóricas parte 2: Griselda Pollock e Lea Vergine;

Aula 03 (19/07): Crítica e Política parte 1: Heloísa Buarque de Hollanda e Nelly Richard;

Aula 04 (26/08): Crítica e Política parte 2: bell hooks e Estrella de Diego;

Aula 05 (02/08): Revendo as grandes narrativas parte 1: Ana Paula Cavalcanti Simioni e Georgina Gluzmán;

Aula 06 (09/08): Revendo as grandes narrativas parte 2: Andrea Giunta e Fabienne Dumont;

Aula 07 (16/08): O Outro é também o Eu parte 1: Xabier Arakistain e Miguel Lopez;

Aula 08 (23/08): O Outro é também o Eu parte 2: Aruna D’Souza e Hito Steyerl.

 

Professora, curadora e pesquisadora. Atualmente é pós-doutoranda no IEB-USP, onde investiga crítica de arte por mulheres no Brasil. Doutora pela FE-USP e Mestra pelo PGEHA-USP, com pesquisa na área de arte e feminismo no Brasil, com ênfase nas décadas de 1960 e 1970. Possui publicações em revistas nacionais e internacionais, e atividades de crítica de arte, investigação, curadoria e ensino, sendo sua pesquisa referência para os estudos de arte e gênero no Brasil.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto. Entre em contato conosco.

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br 

WhatsApp: 11 99774 3987

 

inscrições aqui

 

Legenda:
Keila Alaver, Karen, Eliane, Henry, Kelia, Hellen, Sandra e Kellen, 1997. Comodato Eduardo Brandão e Jan Fjeld. Foto: Ding Musa.

 

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.