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curso online | moda e estética: a vida como obra de arte com Brunno Almeida Maia
17, 24, 31 de outubro, 07 de novembro de 2022
19h às 21h
Inscrições encerradas

Segundas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Inscrições encerradas

O curso parte do conceito de estética da existência, formulado por Michel Foucault nos anos 1980, para entender as relações entre vestimenta e identidade.

Ao desconstruir a visão eurocêntrica da roupa como forma de distinção social, as aulas convidam o aluno a pensar o corpo vestido como um dispositivo que materializa subjetividades desviantes, transformando a vida em obra de arte. O objetivo é mostrar como o século XX fez da moda uma forma de manifestação, ruptura, subversão e contestação de uma única estética.

Temas que serão discutidos nas aulas:

  • O conceito de “roupa de artista” proposto por movimentos estético-políticos como o surrealismo francês, o construtivismo russo e o futurismo italiano
  • Os trajes simultâneos do casal Robert e Sonia Delaunay
  • O vestido reforma de Gustave Klimt
  • A vida e a obra de Charles Baudelaire, Georg Sand, Virginia Woolf, Marcel Proust, Flávio de Carvalho, José Leonilson,
  • Arthur Bispo do Rosário e Hélio Oiticica
  • As drag queens, travestis e o corpo queer
  • Os dândis do Congo e da Europa
  • Os trajes africanos, do candomblé e do Bronx
  • Decolonialismo e movimento feminista

Em mundo no qual a autoimagem passa pela estetização da vida das redes sociais, e do próprio sujeito como uma empresa (influencers), o avesso seriam as imagens provocadas pelas recentes rupturas da moda.

Nesse sentido, os corpos plurais, periféricos, agêneros, LGBTQIAPN+, de povos originários e da diáspora negra evocam mais do que imagens políticas, mas formas de vida inteiramente novas.

Programação

Aula 01 (17/10)

  • Moda e subjetividade
  • A estetização do eu como origem da moda – os manuais de conduta, retratos, biografias e escritas de si
  • O sujeito moderno e a descentralização do eu
  • A vestimenta e o seu “papel” no sujeito de desejo da psicanálise
  • Corpos-vestidos em devir: as noções clássicas de identidade e a ruptura com Nietzsche e o existencialismo francês

Aula 02 (24/10)

  • A Moda como estética da existência
  • As noções de estética da existência, technē tou biou (arte, técnica da vida), conhecimento e cuidado de si no Foucault dos anos 80
  • Morais e éticas inventivas em “corpos desviantes” – do dandismo de Oscar Wilde ao queer na moda;
  • Para uma crítica à moda colonial – os modos de vestir silenciados

Aula 03 (31/10)

  • Moda e modernismo – o escândalo da verdade no corpo
  • Modernismo como problema das formas (de Baudelaire ao cubismo do século 20)
  • A vida como literatura: os vestidos de Virginia Woolf e Marcel Proust
  • A história da moda como história das formas do corpo
  • A ruptura no guarda-roupa feminino: moda e feminismo
  • As expressões de gêneros na Moda – a crítica do agênero e do não-binarismo

Aula 04 (07/11)

  • A roupa de artista nos movimentos de vanguardas do século 20
  • O conceito de “roupa de artista”
  • A moda, a revolução e o desejo nas roupas de Elsa Schiaparelli para o surrealismo francês
  • A “roupa de artista” no construtivismo russo, no futurismo italiano, nos trajes simultâneos do casal Robert e Sonia Delaunay, no vestido reforma de Gustave Klimt e em Joseph Beuys
  • A estética da existência nos trajes e têxteis de Flávio de Carvalho, Arthur Bispo do Rosário, José Leonilson e Hélio Oiticica
Brunno Almeida Maia

É doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo pesquisa sobre Moda e arquitetura. Possui mestrado em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Além disso, atuou como curador da exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos na Casa Museu Ema Klabin e do Ciclo de Conferências A atualidade de Marcel Proust (1871-1922) no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Também é professor convidado em diversas instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o Istituto Europeo di Design (IED) e o Centro Universitário Belas Artes. Atualmente, está trabalhando em seu próximo livro intitulado Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo, que será publicado pela Editora Cosmos (no prelo).

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Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

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