Quintas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00 em até 4 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Compreender por exercícios de análise de imagem, vídeos e textos diversas camadas de leitura, interpretação e revisão do imaginário para a produção visual dentro da discussão étnico racial, seja no campo da representação quanto da representatividade. O curso abordará de maneira prático-teórica as propostas visuais contidas na produção de mulheres negras, curadorias museais e desdobramentos em espaços formais e informais de arte educação.
Programação
Aula 01 | (03/02) Sobre percepções na produção intelectual de e para mulheres
Continente Africano Aula introdutória em estudos visuais para o entendimento sobre arte, estética e cotidiano para algumas localidades do continente, tendo como referência que aqui será nosso caminho de conexão com outros países conectados a este vasto continente.
Aula 02 (10/02) Representações e representatividades
Daqui caminharemos sobre formas de (re)olhar e (re)perceber produções de mulheres negras ao longo da história da arte. A provocação será para aprofundarmos como vemos e o que vemos nas visualidades.
Aula 03 (17/02) Um oceano em diáspora: visualidades sobre ancestralidades
Conectada a aula 1 , aqui abordaremos as possíveis relações entre as produções intelectuais de diversos países com as percepções de arte, estética e quotidiano do continente africano
Aula 04 (24/02) Mulheres e suas Estéticas sobre o cotidiano
As costuras nessa aula serão feitas para aproximar mulheres que produzem, visualizam, curam e educam através das artes visuais . Os caminhos aqui percorrerão: produção visual, curadoria, arte educação.
Mirella Maria é artista visual, pesquisadora e professora. Graduada em Artes Visuais e mestra em Arte Educação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atuou como arte educadora, formadora e consultora em espaços como Museu Afro Brasil, SESC, Instituto Adelina, MASP SP, rede Sparks School (South Africa). Como artista visual, participou da XII Bienal do Mercosul. Atualmente, é professora de atendimento educacional especializado na Prefeitura Municipal de SP- PMSP e consultora educacional. Sua pesquisa é voltada para a produção artística contra-hegemônica, alinhando a epistemologias do Sul Global, questões étnico-raciais/gênero, estudos pós-coloniais.
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto
Inscreva-se