com Helena Obersteiner
Datas: 05, 12, 19 e 26 de julho de 2025
Sábados
Horário: das 10h às 13h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso presencial
Curso contempla certificado no final
O curso propõe uma jornada de desaceleração e descoberta por meio do desenho, no Parque Ibirapuera. Em meio ao ritmo acelerado das grandes cidades, o parque se apresenta como um território de outras temporalidades. A proposta convida a explorar diferentes estratégias de observação e registro, valorizando, para além da eficiência do pensamento objetivista, as possibilidades de deriva e os desvios da produtividade exacerbada.
O nome do curso faz referência ao posfácio escrito por Helena Obersteiner para a obra Viagem ao centro da Terra, de Jules Verne. A partir de suas reflexões, iremos trabalhar o desenho como meio de investigação e imaginação — tanto do espaço físico quanto das camadas de significado sensível para cada participante.
Os primeiros 10 inscritos no curso serão contemplados com um exemplar do livro Viagem ao centro da Terra, de Jules Verne (Editora Antofágica).
Programação
Aula 01 – Diário de viagem
- Registros em primeira pessoa
- Escrever e compartilhar segredos
Aula 02 – Cartografias sensíveis
- Respiração e presença
- Mapeamento de pausas
- Vestígios e marcas que apontam caminhos
Aula 03 – Tempo circular
- Diferentes leituras a respeito do tempo
- Pesquisa sobre diferentes momentos do MAM e do Parque Ibirapuera
- Registro de narrativas através de entrevistas
Aula 04 – Ao centro da imagem
- A obra de Jules Verne e processos de ilustração
- O que é real no desenho?
- Imaginação a partir da observação
Helena Obersteiner
Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)