escultura brasileira: do modernismo à contemporaneidade
11, 18, 25 de junho, 02, 09 de julho de 2025
das 19h às 21h

com Marina Mazze Cerchiaro

Datas: 11, 18, 25 de junho, 02 e 09 de julho
Quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 05 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Embora a pintura moderna brasileira tenha sido amplamente estudada em cursos, livros e exposições, a escultura ainda recebe pouca atenção. São raras as publicações e disciplinas dedicadas à história da escultura no Brasil. Este curso busca ampliar o conhecimento sobre o tema, apresentando um panorama da produção tridimensional brasileira ao longo do século XX, com incursões também em obras contemporâneas.

Serão abordadas esculturas figurativas e abstratas, considerando diálogos com a arte internacional e suas relações com a sociedade. Voltado ao público em geral, o curso funciona tanto como uma introdução ao assunto quanto como aprofundamento para quem já tem familiaridade com o tema. Ao longo dos encontros, serão discutidas obras de artistas consagrados e de nomes menos conhecidos, com atenção especial à produção de mulheres e ao acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Programação

Aula 02 – Da figuração à abstração (décadas de 1940 a 1970)

  • Serão apresentadas brevemente as técnicas tradicionais da escultura (modelado em argila, gesso e processo de fundição em bronze) e discutiremos como alguns artistas modernos alteram essas técnicas de modo a produzir experimentações plásticas. O restante da aula será dedicado as obras de Maria Martins, Felícia Leirner e Liuba Wolf e seu direcionamento para soluções plásticas abstratas.

Aula 03 – O construtivismo brasileiro na escultura (décadas de 1950 a 1970)

  • A aula trata das correntes abstratas construtivas que conquistaram reconhecimento principalmente na década de 1960. Serão abordadas as trajetórias e obras tridimensionais de Lygia Clark, Mary Vieira, Zélia Salgado, Amilcar de Castro, Franz Weissmann e Sérgio Camargo. 

Aula 04 – A escultura no campo ampliado e as exposições Panorama da Arte Atual Brasileira (décadas de 1970 e 1980)

  • Nesta aula discutiremos o conceito de “escultura no campo ampliado” de Rosalind Krauss e como ele pode ser útil para compreender a produção de mulheres que apresentaram trabalhos tridimensionais nas mostras “Panoramas da arte atual brasileira” que ocorreram no MAM nas décadas de 1970 e 1980. 

Aula 05 – Tridimensionalidade na arte contemporânea e suas conexões com a cultura popular

  • Reflexão sobre diferentes produções tridimensionais contemporâneas que buscam dialogar com práticas religiosas e artesanais, com enfoque para as obras de Celeida Tostes, Ernesto Neto e Rubem Valentim.
Marina Mazze Cerchiaro

Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!


Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)