japonismo na arte moderna

12, 19, 26 de novembro, 03 de dezembro de 2025
19h às 21h

com Eder Aleixo

Datas: 12, 19, 26 de novembro e 03 de dezembro
Quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 350,00 + taxas

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

A arte moderna representa um marco sem precedentes na transformação dos discursos e crenças sobre a arte e a criação artística. Tradicionalmente, as narrativas que abordam essas mudanças estão cercadas por mitos de excelência e de grandiosidade, muitas vezes centrados na genialidade de indivíduos. Tais narrativas tendem a hierarquizar a produção europeia, elevando-a como modelo a ser seguido de “pureza” a ser seguido, em detrimento de outras expressões artísticas. Contudo, há muito se reconhece que essa visão não corresponde à realidade. O que confere à arte moderna europeia sua dimensão estética é justamente sua pluralidade, fruto de um período de experimentações e de grandiosas pesquisas, impulsionadas pela busca do novo e pela chegada e acomodação de diversas fontes de inspiração em um mundo cada vez mais conectado.

Entre as novas influências, destacam-se aquelas vindas do Japão, que, por sua presença marcante, produziram um movimento com nome próprio: o Japonismo, fenômeno estético que surgiu da fascinação pela arte japonesa — a qual, em muitos aspectos, desafiava os referenciais tradicionais europeus anteriores ao século XIX. Diferente de um movimento artístico homogêneo, o Japonismo foi um acontecimento cultural amplo, que atravessou gerações e influenciou artistas e correntes heterogêneas (como o impressionista Claude Monet, Vincent van Gogh, e os Glasgow Boys). Sua contribuição está entre as mais fundamentais na definição da arte moderna, introduzindo ideais de simplificação formal, inovações cromáticas e novas abordagens temáticas. Por sua relevância na reconfiguração do paradigma da arte europeia, o estudo do japonismo é um tema imprescindível para uma compreensão e uma apreciação mais ricas da arte moderna, revelando seu caráter dinâmico e multicultural.

Programação

Aula 1: A chegada da arte japonesa na Europa

  • A abertura forçada do Japão
  • Um pouco sobre a arte japonesa: Ukiyo-e e sua estética
  • Impacto transnacional e histórico: uma Europa inundada

Aula 2: A recepção, a assimilação e a acomodação

  • A escola de Barbizon
  • Os impressionistas: Claude Monet e Edgar Degas
  • Outros nomes do japonismo: The Glasgow Boy e James McNeill Whistler

Aula 3: O olhar japonês de Vincent van Gogh

  • Van Gogh, um colecionador e um devoto
  • A busca de um ideal: uma experiência de Japão no Sul da França
  • Mudanças nas estruturas formais e pictóricas: usar cores puras

Aula 4: Do japonismo ao Japão como referência para artistas contemporâneos

  • Atravessamentos contemporâneo: design, arquitetura e a estética Kawaii
Eder Aleixo
Descrição de imagem: Uma foto em preto e branco (sépia) de um homem branco de perfil. Ele está em pé dentro de uma galeria ou sala de exposição. A imagem é enquadrada por um portal ou abertura escura no primeiro plano. O homem tem cabelo liso na altura dos olhos e barba cheia, veste uma camisa de manga curta escura aberta sobre uma camiseta preta e um colar fino. Ele está olhando para a direita e tem as mãos nas costas. Ao fundo, nas paredes da galeria, há várias obras de arte emolduradas penduradas. Fim da descrição.

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com pesquisa financiada pela FAPESP, dedicando-se seus estudos a filosofia de Byung-Chul Han. Graduado em Artes Visuais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ele desenvolve uma trajetória que articula arte e filosofia. Em 2017, realizou uma pesquisa sobre a influência da arte japonesa na obra de Vincent van Gogh, igualmente apoiada pela FAPESP. Além da atuação como pesquisador, Eder também possui produção artística em pintura e desenho, e tem experiência em curadoria.

Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o Museu de Arte Moderna de São Paulo a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints para fins de registro, divulgação e promoção das atividades da instituição, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar ao MAM pelo e-mail cursos@mam.org.br.


créditos

Imagem: Le Japon Artistique – Documents d’Art e d’Industrie.