laboratório de performances

19, 26 de janeiro, 02, 09, 23 de fevereiro, 02, 09, 16, 23, 30 de março de 2026
19h às 21h

com Renan Marcondes

Datas: 19, 26 de janeiro, 02, 09, 23 de fevereiro (pula o feriado do dia 16), 02, 09, 16, 23 e 30 de março de 2026
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 10 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 680,00 + taxas

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

O curso tem como objetivo acompanhar, discutir e fomentar o desenvolvimento de projetos autorais em diferentes estágios no campo da arte da performance. A partir das propostas, ideias e interesses apresentados pelas pessoas participantes, serão mobilizadas referências teóricas e práticas de artistas e pensadores relevantes, com vistas ao aprofundamento conceitual e à expansão crítica dos trabalhos.

Serão também realizados exercícios de escrita, experimentação e ensaio, de modo a favorecer a elaboração formal e reflexiva de cada processo. Na etapa final, o curso se dedicará à construção coletiva de um pequeno projeto ou memorial descritivo, considerando as especificidades da linguagem da performance em suas interlocuções com instituições e circuitos artísticos contemporâneos.

Programação

Aula 1

Neste primeiro encontro, serão realizadas dinâmicas de apresentação dos participantes e mapeamento dos interesses, estágios e urgências de cada projeto. Introduziremos também os principais eixos do curso.

Aula 2 e 3

Serão discutidas diferentes abordagens da arte da performance, com foco em sua natureza transdisciplinar e histórica. A partir de textos introdutórios e exemplos de obras, cada participante será convidado a situar seu projeto dentro desse campo expandido.

Aula 4 e 5

Serão abordadas questões relativas ao espaço e ao contexto da ação performática, com foco na relação com o entorno e o público. Também discutiremos a performance como construção temporal, abordando estratégias de duração, repetição e interrupção. Voltaremos aos projetos pessoais a partir dessa discussão sobre tempo e espaço.

Aula 6

Esta aula propõe a escrita como parte do processo criativo, não apenas como documentação. Serão experimentados formatos como instruções, manifestos e diários, visando à incorporação da escrita nos próprios projetos.

Aula 7 e 8

Os participantes apresentarão fragmentos, ideias ou esboços de seus projetos em andamento. A aula será conduzida com devolutivas coletivas e orientações sobre modos de ativar o trabalho em sua materialidade. Serão discutidas também estratégias de documentação e as noções de ensaio, falha e processo como forma.

Aula 9 e 10

Discutiremos como apresentar projetos de performance em contextos institucionais e circuitos artísticos. Os participantes começarão a redigir memoriais ou propostas escritas, com foco na clareza, coerência e especificidade da linguagem da performance.

Renan Marcondes

Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o Museu de Arte Moderna de São Paulo a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints para fins de registro, divulgação e promoção das atividades da instituição, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar ao MAM pelo e-mail cursos@mam.org.br.


créditos

Imagem: Lia Chaia, Aleph, 2023. Coleção MAM São Paulo