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moderno e após
25 jul 24 - 15 ago 24 - das 18h às 20h30

com Daniela Labra

Datas: 25 de julho, 01, 08 e 15 de agosto
Quintas-feiras
Horário: das 18h às 20h30
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

O curso discute a produção e circulação da arte moderna brasileira desde o início da década de 1940 até 1970. Investigamos o contexto e a internacionalização da linguagem moderna brasileira figurativa e seu processo de abstração, o caminho construtivo no Brasil, as vanguardas neoconcretas, a Nova Objetividade, as experiências com o corpo, a crítica sócio-política na arte pós-1964, as proposições conceituais e figurativas da década seguinte que metabolizaram, criticamente ou não, o legado modernista.

Partimos das exposições Portinari do Brasil, 1940, e Brazil Builds, 1943, no MoMA em Nova York, e fechamos o programa com Do Corpo à Terra, Belo Horizonte, 1970, e Domingos da Criação, Rio de Janeiro, 1971. Estudamos estas e outras exposições icônicas da historiografia de arte moderna no Brasil para, por fim, refletirmos como a noção de vanguarda moderna brasileira reverbera, informa, constrói e é desconstruída na prática artística contemporânea.

Programação

Aula 01

  • Portinari do Brasil: Representação oficial e moderna de povo brasileiro
  • Brazil Builds: A arquitetura intitulada brasileira
  • A exposição Modern Brazilian Painters: Internacionalização da arte brasileira pitoresca

Aula 02

  • Informalismo e o abstracionismo geométrico no Brasil
  • O design moderno
  • Os museus de Arte Moderna e a Bienal de São Paulo: símbolos civilizatórios do Sudeste

Aula 03

  • A vanguarda Neoconcreta e a teoria do Não Objeto: tempo e ato em obra
  • Figurações e desfigurações do Brasil em tempos de ditadura
  • Nova Objetividade Brasileira, Opinião 65, CPC da UNE, Cinema Novo, a Tropicália e outras artes políticas

Aula 04

  • O ato como protesto e arte: Do Corpo à Terra e Domingos da Criação
  • Anos 1970: Metabolização do moderno em Cildo Meireles, Paulo Bruscky, Waltércio Caldas, Ana Maria Maiolino, Anna Bella Geiger, Barrio, Abdias Nascimento, Wanda Pimentel, Mary Vieira e outros.
  • Caminhos abertos para práticas contemporâneas na arte brasileira.
Daniela Labra

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Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

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créditos
Envolvimento 4 (1973), de Wanda Pimentel
Coleção MAM São Paulo