cursos

produção de exposição: como nasce uma mostra de arte, com Daniele Carvalho
12 set 23 - 28 set 23 - 09h30 às 11h30
Inscrições encerradas

Curso online
Datas: 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de setembro
Terças e quintas-feiras
Horário: das 09h30 às 11h30
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

O curso oferece uma abordagem detalhada sobre os processos envolvidos na produção de exposições de arte, fornecendo uma compreensão das etapas necessárias para concretizar uma mostra.

Explorando temas frequentemente negligenciados, mas cruciais no cotidiano da produção de exposições, a proposta é compartilhar experiências e práticas desse campo de atuação com profissionais e entusiastas da área.

Os encontros estão organizados em sequência cronológica, abrangendo introdução ao tema, pré-produção, produção, pós-produção e produção de exposição na pandemia. Ministrado online, o curso conta com material digital, vídeos relacionados aos temas, depoimentos de profissionais e indicações de leitura.

Reconhecendo a natureza coletiva da atividade de produção, o curso incentiva também reflexões sobre o processo, suas implicações e como isso pode enriquecer outras áreas de atuação.

Voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa interessada no tema, o curso não exige conhecimento prévio.

Programação

Aula 1 – Introdução

  • Apresentação do curso e referências bibliográficas
  • Exploração de espaços culturais e tipos de exposições
  • Linha do tempo da expografia: uma breve contextualização
  • O papel e as áreas de atuação da produtora/produtor de exposição
  • Vídeo: Gestoras Culturais – uma conversa sobre produção de exposições
  • Apresentação das etapas de trabalho: pré-produção, produção e pós-produção
  • Como nasce uma exposição

Aula 2 – Pré-produção

  • Aspectos relacionados a leis de incentivos, editais públicos e privados e captação de recursos
  • Elaboração de cronogramas, planilhas de custos e listas de obras
  • Documentação necessária para empréstimo, seguro e transporte de obras
  • Contratos, licenças e autorizações essenciais

Aula 3 – Pré-produção

  • Concepção dos projetos expográfico, luminotécnico e gráfico
  • Logística de viagens, hospedagens e pagamento perdiem
  • Abordagem com a assessoria de imprensa
  • Exploração do setor educativo e suas funções
  • Possibilidades educativas para as exposições

Aula 4 – Produção

  • Execução do projeto expográfico e adequação do espaço
  • Processo de transporte e laudo das obras
  • Chegada da curadora/curador e dos/das artistas
  • Montagem das obras e instalação de equipamentos audiovisuais
  • Execução do projeto luminotécnico

Aula 5 – Produção

  • Comunicação visual da exposição
  • Impressão dos materiais gráficos
  • Limpeza do espaço e treinamento da equipe de segurança
  • Registro fotográfico das obras e da exposição
  • Cerimônia de abertura da mostra
  • Manutenção da exposição durante sua exibição

Aula 6 – Pós-produção e produção de exposição na pandemia

  • Desmontagem da exposição
  • Laudos e devolução das obras
  • Carta de agradecimento às coleções e fechamento do projeto
  • Prestação de contas e elaboração de relatórios finais
  • Abordagem específica sobre protocolos de segurança durante a pandemia, apresentação de casos e atualidades relacionadas.
Daniele Carvalho

Atua há mais de quinze anos na área da cultura e desde 2010 em produção de exposições. Cursou Gestão Cultural no Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP, pós-graduação em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP e bacharelado em Artes Plásticas pela mesma universidade. Trabalhou como educadora na Fundação Bienal, Centro Cultural Banco do Brasil e Pinacoteca do Estado; como produtora na MadaiArt, Magnetoscópio e Arte3. Por quatro anos fez parte do setor de Curadoria e Produção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. É fundadora da canaes_ , produtora cultural voltada à produção de exposições e projetos de arte. Esteve na produção de diversas exposições, entre elas: Allegro, de Guto Lacaz, na Chácara Lane SP; Trapézio, de Luiz Hermano, no SESC SP; Maria Martins: metamorfoses, no MAM SP; Bispo do Rosário, no Art et Marges MuséeMuseum, Bruxelas; I in U EU em TU, de Laurie Anderson, no CCBB SP e RJ.

Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.


créditos
Mangrané (2013), de Daniel Steegmann
Fonte: Coleção MAM São Paulo