com Flavia Corpas, Francielle Alves e Isabela Pinheiro
Datas: 09, 16, 23, 30 de setembro, 07, 14, 21 e 28 de outubro de 2025
Terças-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 08 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 640,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Este curso é um território de resistência e criação. Explora a intersecção entre Psicanálise, Arte e Feminismo, orientado pelo trabalho do coletivo P_A_F (Psicanálise, Arte e Feminismo). Em formato que valoriza o diálogo crítico e a construção coletiva do saber, serão investigadas obras de arte e testemunhos de artistas mulheres que desafiam e subvertem discursos tradicionais, forjando novos caminhos de existência. Serão abordadas as formas pelas quais essas produções desafiam estereótipos e modelos normativos, revelando como essas artistas reivindicam e criam seus próprios espaços e linguagens para expressar experiências, traumas e desejos, não apenas como estratégia de sobrevivência, mas como afirmação plena da vida.
Os encontros percorrerão temas dentro do feminismo em suas diversas vertentes como feminismo negro, decolonial, queer, entre outros, e analisarão questões políticas, culturais e identitárias que atravessam as práticas artísticas, a partir de uma leitura psicanalítica.
Programação
Aula 01 – Introdução
Na aula introdutória, apresentaremos o curso, suas bases teóricas e metodologia, com foco na discussão da relação entre psicanálise, arte e feminismo. Abordaremos como esses três saberes se interseccionam, suas aproximações e tensões, e como, a partir destas, é possível desafiar e repensar narrativas convencionais sobre a subjetividade, a identidade, o corpo, a proporcionar a construção de novas lógicas. Faremos uma introdução ao feminismo, preparando o terreno para a compreensão deste no diálogo entre a psicanálise e a arte.
- Apresentação do curso e sua metodologia.
- Qual a relação entre a Psicanálise e a Arte? Por que o Feminismo?
Aula 02 – Repensando as Narrativas Oficiais
Nesta aula, analisaremos como as narrativas oficiais da história da arte frequentemente marginalizaram ou invisibilizaram as contribuições de artistas mulheres. Refletiremos sobre como a perspectiva feminista propõe uma crítica radical a esses saberes hegemônicos, introduzindo a ideia de uma visão situada, que valoriza as experiências e contextos de cada sujeito. Ao questionar as representações tradicionais, buscaremos ampliar nossa ótica sobre a diversidade de experiências e práticas artísticas, a partir do resgate da vida e obra de algumas artistas, e da análise da exposição “Contribuição da Mulher às Artes Plásticas no País” no MAM-SP (1960), a primeira exposição coletiva composta exclusivamente por mulheres a ocorrer no Brasil, em conjunto com aquilo que em psicanálise compreende-se como singularidade.
- As mulheres e as artistas na História da Arte
- Estudo do livro A História da Arte sem Homens da historiadora da arte Katy Hessel
- Saberes Localizados: A questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial de Donna Haraway
- Exposição “Contribuição da Mulher às Artes Plásticas no País” no MAM-SP (1960)
Aula 03 – Freud, Lacan e as Artistas
Nesta aula, exploraremos a complexa relação entre psicanálise e arte através de duas exposições recentes: “Lacan, a exposição”. Quando a arte encontra a psicanálise” (Centro Pompidou-Metz, 2024) e “Mulheres & Freud: Pacientes, Pioneiras e Artistas” (Freud Museum, Londres, 2024-2025). Analisaremos as contribuições e o legado de mulheres que desempenharam papéis fundamentais na criação e desenvolvimento da psicanálise, refletindo sobre suas influências e impactos. A análise incluirá artistas que dialogam com essas exposições, como Paula Rego e Louise Bourgeois, cujas produções exploram conceitos psicanalíticos para investigar subjetividade e desejo. Também discutiremos a intervenção performática de Deborah de Robertis em “A Origem do Mundo”, de Courbet.
- Exposição “Lacan, a Exposição” no Centro Pompidou – Mets (2024)
- Exposição “Mulheres & Freud: Pacientes, Pioneiras e Artistas”, no Freud Museum em Londres (2024-2025)
- Mulheres Pioneiras na Psicanálise
Aula 04 – Musas Insubmissas
Nesta aula, questionaremos o papel tradicional de “musa” no Surrealismo, movimento artístico que ocupa um lugar nodal na relação entre a psicanálise e arte. Exploraremos como artistas mulheres associadas a esse movimento desafiaram e subverteram esse estereótipo, reivindicando o lugar de artistas e contrariando a noção tradicional de feminino sustentada pelos surrealistas homens. Discutiremos o livro “Lá Embaixo”, obra testemunhal de Leonora Carrington, explorando como suas narrativas místicas e oníricas apresentam uma dimensão singular de resistência, sobrevivência e reinvenção.
- A musa e a artista: O caso do Surrealismo
- Estudo da obra Lá Embaixo, examinando as narrativas místicas e oníricas de Leonora Carrington como instrumentos de resistência e reinvenção do feminino no movimento Surrealista
Aula 05 – Corpo-Território, Crítica Decolonial e Povos Originários
Nessa aula, abordaremos o conceito político de Corpo-território, desenvolvido por Maria Mies, Veronika Bennholdt-Thomsen e Claudia von Werlhof (1988), que evidencia como a exploração dos territórios comuns, comunitários, e a violência aos corpos individuais e coletivos estão relacionados. Essa analogia e indissociabilidade entre corpo e território, e seus efeitos subjetivos é o mote que guiará nossas reflexões. Trabalharemos com artistas que fazem uso do corpo como campo de luta, resistências contra as imposições patriarcais, coloniais e neoliberais, e como o corpo-território possibilita o desacato, a confrontação e a invenção de outros modos de vida.
- Colonização e as construções de identidade
- “Objeto Semente” e Política dos Comuns, Estudo da Obra: “Linha” de Eleonora Fabião
- Artistas Latino Americanas: Estudo do projeto Banana Republic, a obra de Victoria Cabezas, e suas críticas à exotificação e à colonialidade; Territorio Mexicano de Lorena Wolffer; Silhuetas – Ana Mendieta, Marcela Cantuária
- Artistas Daiara Tukano e trabalho curatorial Sandra Benites
- A obra de Suzanne Césaire
Aula 06 – Olhares Negros: raça, classe, gênero e representação
Nesta aula, iremos discutir o surgimento do ativismo negro e de conceitos como negritude e interseccionalidade. Abordaremos como estes conceitos descentram o olhar e as interpretações do que se pensava como arte, provocando transformações em nossa subjetividade. Nessa chave, nota-se, nas obras retratadas, uma busca de recriar e reinventar um mundo possível, numa perspectiva estética, ética e política. Temos como inspiração de base o livro Olhares Negros raça e representação de Bell Hooks em interlocução com produções de teóricas e artistas brasileiras como Lélia Gonzales, Rosana Paulino e movimentos da América Latina e Central, como a criolagem e o afrosurrealismo.
- Afro Surrealismo, Afrofuturismo na literatura e artes visuais
- De Sarah Bartmann à Josephine Baker e Rosana Paulino
- Laura – Manet (Still Thinking about Olympia’s maid)
- Criolagem
- Amefricanidade
Aula 07 – Feminismo Queer e Artistas Feministas
Nesta aula, exploraremos o feminismo queer no campo das artes, um debate que tem ganhado força desde os anos 60, artistas e coletivos têm utilizado a perspectiva queer não apenas como uma crítica às normas de gênero, mas também como um dispositivo para questionar as fronteiras da própria prática artística. Longe de buscar uma definição fixa para “arte feminista”, examinaremos como o feminismo queer opera como uma estratégia de deslocamento, reconfigurando materialidades, discursos e imaginários. Por meio de obras selecionadas de artistas e coletivos que trabalham a partir dessa perspectiva, veremos de que maneiras essas práticas tensionam noções estabelecidas, questionando categorias tradicionais como feminino/masculino, público/privado e biológico/social.
- Feminismo Queer: Entre tema e experiência
- Lia D. Castro; Élle de Bernardini; Coletivo Serigrafistas Queer; Ofélia de Ana Mazzei e Regina Parra
Aula 08 – Memória, Testemunho e Transmissão
Nesta aula, trabalharemos mulheres artistas que produziram através da escrita, performance, arte visual e outros meios, potentes testemunhos que nos transmitem algo de um saber fazer com a vida. Discutiremos as obras selecionadas em articulação com conceitos da Psicanálise e com outros temas abordados pelo feminismo.
- Estudo da obra de Grada Kilomba a partir de seu livro Memórias de Plantação, examinando como as questões de raça, gênero e colonialidade e sua prática artística
- Em Busca dos Jardins de Nossas Mães de Alice Walker
- Artistas: Cecília Vicuña
Flavia Corpas
Francielle Alves
Isabela Pinheiro
Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)
foto: estilista Betsey Johnson em seu apartamento em Londres, Glamour, New York (1985), de Otto Stupakoff.