11ª Primavera dos Museus – Museus e suas memórias
O artista Ibã Huni Kuin e o coletivo MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin – povo indígena do Acre) estarão no Projeto Parede durante o 35º Panorama da Arte Brasileira do MAM São Paulo e ministrarão duas oficinas para o público durante a 11ª Primavera dos Museus – Museus e suas memórias.
22_09 (sex) Contatos com a Arte
10h às 17h Artes visionárias
Produção de imagens e reflexões do universo dos sons, imagens, cores, plantas, animais, seres visíveis e invisíveis, tomando como ponto de partida a experiência do coletivo MAHKU.
[Laboratório voltado para professores, educadores e interessados no geral. Inscrições pelo e-mail contatoscomaarte@mam.org.br]
Sobre o artista e o coletivo MAHKU:
Ibã Huni Kuin (Isaias Sales)
Nasceu em 1964 na região do rio Yuraya (Jordão – AC) e é filho de Tuin Huni Kuin. Pesquisador, fez levantamentos e estudos dos cantos tradicionais Huni Kuin. Na UFAC – Floresta, estudou Licenciatura Indígena, e criou com Amilton Mattos o projeto Espírito da Floresta para desenvolver métodos de pesquisa Huni Kuin, dando origem ao MAHKU.
Bane Huni Kuin (Cleber Pinheiro Sales)
Bane Huni Kuin tem 34 anos, é professor e artista. Ao lado de seu pai, Ibã Huni Kuin, desenvolve as pesquisas no Espírito da Floresta no projeto MAHKU e sobre a Pedagogia Huni Kuin. Já participou de exposições na Fundação Cartier, no Instituto Tomie Ohtake, no MASP, na St. Lawrence University (NY – USA) e no Centro Cultural UFMG. Realizou murais na Cidade Mattarazo (SP), na UFAC (AC) e na Universidade de Santigo, no Chile.
Mana Huni Kuin (Pedro Macário Kaxinawa)
Mana Huni Kuin, tem 20 anos. Atualmente, conclui o Ensino médio no município de Jordão. Compõe o MAHKU desde sua origem. Pelo coletivo, participou de exposições na Fundação Cartier para a Arte Contemporânea (França) e no MASP. Realizou murais em Rio Branco (AC), no Rio de Janeiro e em Santiago, no Chile. Orientou laboratórios de desenhos para crianças no MASP pelo MAHKU.
O Centro MAHKU Independente é um projeto da associação MAHKU, que se situa no município de Jordão no estado do Acre. Consiste num centro de pesquisas de conhecimentos tradicionais huni kuin e intercâmbios de saberes artísticos. Promove residências, cursos e laboratórios de arte.
Atividade gratuita. Vagas limitadas.
+info: educativo@mam.org.br e +55 11 5085-1313