agenda

acessibilidade transversal, com Gregório Sanches e Leonardo Castilho
17 de março, 2021
17h

 

O que são acessibilidades? O conceito de acessibilidade transversal trabalha com a prática de que todas as áreas da instituição são co-responsáveis em garantir acessos a maior quantidade possível de pessoas aos seus instrumentos de trabalho e serviços oferecidos. Tendo o mam como exemplo, essas ações vão de questões físicas e prediais, como piso tátil em seu entorno; curatoriais, como editoriais e textos de parede que contemplem pessoas com baixa visão; assistivas e sensoriais, como audioguia com audiodescrição das obras e exposição em cartazes; pedagógicas, como cursos voltados à pesquisa e desenvolvimentos de um museu de outras percepções; e atitudinais, como o treinamento da equipe que contemplem posturas receptivas, atendimento e visitas mediadas para pessoas cegas e de baixa visão. Serão abordados aspectos conceituais sobre as diversas acessibilidades possíveis e propostas algumas reflexões e exercícios sobre esses aspectos com as pessoas participantes.

inscrições aqui
atividade gratuita, vagas limitadas
encontro por videochamada no zoom (link enviado aos participantes no dia da atividade)
participação: Professores, educadores e estudantes, com inscrição prévia.
Com intérpretes de voz e Libras.

 

Gregório Sanches é educador, escritor e historiador, formado no bacharelado e na licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase na área cultural, museal e arqueológica. Participou da publicação coletiva do livro “Miríade 290: O Que Pode a Escrita?”, em 2009, e das publicações do MAM Educativo “Obras Mediadas”, em 2015, e “Educação e Acessibilidade: experiências do MAM”, em 2018. Atualmente é responsável pelo programa de cursos Igual Diferente.

Leonardo Castilho é artista, educador, produtor cultural, performer e ator em teatro e TV, MC do Slam do Corpo, idealizador e responsável pelas equipes Vibração e Sencity no mam são paulo. Ex-diretor de cultura da Associação de Surdos de São Paulo – ASSP, desde 2005 trabalha no setor educativo mam são paulo, onde atua como produtor de Acessibilidade e professor no Programa Igual Diferente. Desde 2008 é integrante do Corposinalizante, projeto que recebeu alguns prêmios, como o 1º lugar no Prêmio Darcy Ribeiro 2009 (IPHAN/MinC).

 

Essa atividade faz parte do programa Formação em arte e acessibilidade.

 

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (educativo@mam.org.br).