05 fev (qua), 19h às 20h30
A pintura de Antonio Bandeira: entre a abstração e a figuração
Encontro com o artista Paulo Pasta
Neste encontro, o artista Paulo Pasta se propõe a abordar as particularidades da pintura de Antonio Bandeira, bem como as de sua época, com relevância à maneira como o pintor mantinha sua referência à figuração ao mesmo tempo que construía um espaço abstrato. Abrindo um debate para questões mais gerais sobre pintura, o artista também abordará seu próprio trabalho como pintor.
Paulo Pasta é pintor, desenhista e gravador, que busca construir uma temporalidade na pintura. As cores e as formas em seus trabalhos parecem planificar a percepção da passagem do tempo: diante das telas, o presente coloca-se de uma maneira quase absoluta. As formas e as geometrias representadas nas atmosferas espessas realizadas pelo artista são vagarosamente reconhecidas por um olhar atento do espectador – colocado entre horizontes e obstáculos, que impedem que se veja o espaço da representação com nitidez. A densidade e o tempo criados por Pasta são contrários a qualquer concessão ao mundo prático e a suas necessidades de presteza e prontidão: é no rumor e na abertura ao tempo presente que recai sua poética.
Contatos com a arte
Programa de formação cultural de professores, educadores e universitários fomentando seu papel de multiplicador das diferentes expressões artísticas e abordagens pedagógicas a partir de processos criativos.
A programação Volta às aulas antecede o início de cada semestre letivo com apresentação do cronograma de exposições do museu, visitas, oficinas e palestras.
+professoras(es) e educadoras(es), interessadas(os) no geral
Atividades gratuitas. Vagas limitadas.
Inscrições aqui.