14, 16, 21, 23, 28, 30 de outubro, 04, 06 de novembro de 2025
19h às 21h
Com Janela Produtora
Dias e horários: terças e quintas-feiras das 19h às 21h (curso virtual)
Duração: 14/10 a 06/11
Aulas: 14/10; 16/10; 21/10; 23/10; 28/10; 30/10; 04/11; 06/11
Gratuito
Atenção: como forma de construir um ambiente diverso e inclusivo, pessoas negras, indígenas, transgêneras, neurodivergentes e/ou com deficiência, ou com perfil de baixa renda (renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos), terão prioridade nas vagas dos cursos. O preenchimento dos formulários não garante vaga, o processo de participação dos cursos é feito por um critério de avaliação socioeconômico.
O curso aborda a metodologia da transcriação, amplamente pesquisada por artistas-tradutores, como fio de condução para a criação de recursos de acessibilidade que possibilitem experiências estéticas, e valorize as múltiplas possibilidades de fruição e a sensorialidade. Com coordenação de Anne Magalhães, as aulas, conduzidas por uma equipe diversa de professores/artistas/pesquisadores do acesso e da arte, com e sem deficiências, visam colaborar em diferentes questões do acesso, além de ampliar as perspectivas dos alunos sobre o assunto com olhares diversos em acessibilidade criativa e estética. Momentos de tira-dúvidas estarão em todas as aulas, de maneira a colaborar com a construção das produções dos participantes.
É artista transdisciplinar, pesquisadora e tradutora. Constrói acesso em espaços de arte e cultura, como Instituto Tomie Ohtake, MAM-SP, MAC USP, Sesc-SP e IMS-SP. Fundadora da Janela Produtora Cultural. Produz e dirige videoperformances em Libras. Participou de exposições de arte e mostras de videoarte como Ssa Mapping e Cine Esquema Novo. Codirigiu, coproduziu, coescreveu e estrelou o curta De Passagem (2025).
Mulher cega, humana de Pix, seu cão-guia. Doutora em psicologia social, atua como consultora, palestrante e psicóloga clínica, especializada em Terapia Corporal Reichiana. Cofundadora do Nexo Psicoterapia, espaço de atendimento e formação na área da psicologia. Autora do livro E se experimentássemos mais? Contribuições não técnicas de acessibilidade em espaços culturais. Realiza ações de sensibilização e letramento anticapacitista em espaços cuturais e empresariais.
É educadora e produtora cultural, mestre em acessibilidade estética pela ECA (USP), artista visual – Instalação pelo IA (UNESP) e fotógrafa pelo Senac. Coordenadora-geral do CCBB Educativo – Arte e Cultura de São Paulo. Consultora de acessibilidade em instituições como CCBB-SP, Sesc-SP, Sesc-RJ, MAM-SP e MuB3. Pesquisa e cria objetos mediadores, audiodescrições, ambientes interativos, instalações multissensoriais e ações interdisciplinares para públicos com e sem deficiências em espaços de arte e cultura.
É consultora em acessibilidade, audiodescrição e educação inclusiva. Mestre em Letras pela USP, bacharel em Letras com Licenciatura em Inglês/Portugês e Pedagogia. Especialista em linguagens da arte, inclusão e gestão das diferenças. Foi coordenadora de desenvolvimento de programas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Atualmente cursa especialização em audiodescrição, é professora na rede municipal de São Paulo e consultora de audiodescrição da TV Cultura.
É artista, produtor audiovisual e audiodescritor. Engenheiro eletricista pela Unicamp e Mestre em Computação Gráfica pela PUC-Rio. Comunicador digital atuante nos múltiplos formatos e plataformas digitais. Junto à Janela Produtora, constrói acesso em espaços de arte e cultura como Sesc Pompeia, Instituto Tomie Ohtake, IMS-SP e MAM-SP. Codirigiu, coproduziu, coescreveu e editou o curta De Passagem (2025).
Esse curso faz parte do programa Igual Diferente.