27/01
Oficina de dança brasileira: Cavalo-marinho com Grupo Manjarra
Esta oficina contempla uma investigação dos diferentes trupés (passos) e evoluções coreográficas presentes na Brincadeira Tradicional do Cavalo Marinho da Mata Norte de Pernambuco. Será trabalhada a biomecânica dos passos, o mergulhão, o pulso, o ritmo, suas diferentes qualidades de energia, o rito, o jogo, as evoluções coreográficas, e a própria celebração.
Coordenação: Cibele Mateus/Grupo Manjarra
GRUPO MANJARRA
O Grupo Manjarra foi fundado em São Bernardo do Campo/SP, no final de 2004, como um núcleo da Cia. Mundu Rodá (1995), formada pelos artistas educadores Juliana Pardo e Alício Amaral que foram contemplados com a Bolsa Vitae de Artes 2003/04 com o projeto “O Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco”, na área de pesquisa histórica teatral. Além do registro histórico de sete grupos tradicionais da região (em áudio, vídeo e texto) realizaram com Mestres e brincadores, durante um ano, oficinas de Cavalo Marinho em comunidades pernambucanas do interior do Estado com o objetivo de fortalecer e restabelecer partes das brincadeiras não mais representadas. No retorno a São Bernardo do Campo, ao compartilharem seus saberes, encontraram pessoas interessadas em danças populares tradicionais brasileiras que se identificaram com o trabalho de pesquisa, promoção e recriação realizado por eles. A continuidade deste fluxo ensinar-aprender-recriar motivou a fundação do então Núcleo Manjarra da Cia. Mundu Rodá, hoje Grupo Manjarra.
Desde então são 14 anos de pisada, trupé e samba quente no estado de São Paulo, contribuindo para que este folguedo seja cada vez mais conhecido e valorizado.
+livre
Atividades gratuitas e abertas a todos os públicos.
+info: educativo@mam.org.br e +55 11 5085-13