09/07
11h Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri
+livre
A Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri recebe como convidado o maestro holandês Leonard Evers, em uma apresentação especial voltada à acessibilidade e interatividade. O concerto conta ainda com a participação de alunos da EMESP Tom Jobim e integrantes da Orquestra Jovem do Estado.
Atividades gratuitas e abertas a todos os públicos
+info: educativo@mam.org.br e +55 11 5085-1313
Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil
A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras.
Na Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri, os alunos, com idades entre 11 e 18 anos, têm acesso a um vasto e complexo universo de formas de fazer música. Seu desenvolvimento artístico-pedagógico abarca um amplo espectro musical, que vai desde o consagrado repertório sinfônico europeu e americano, a incursões por peças operísticas, populares e contemporâneas. E o aprofundamento dessa experiência conta também com professores, regentes e instrumentistas convidados, cuidadosamente selecionados para proporcionar aos estudantes uma interação rica e proveitosa que lhes dê ferramentas para trilhar seu próprio caminho musical, tanto no palco – solo ou em conjunto – quanto na sala de aula.