Semana Sinais da Arte
Prática de improvisação coletiva com o objetivo de possibilitar a participação de todos na dança, incluindo pessoas com habilidades e caraterísticas físicas, motoras e intelectuais diversas. São conduzidas em espaços aberto, pela coreógrafa e educadora Fernanda Amaral, com a participação especial dos músicos e do elenco diverso da companhia Dança sem Fronteiras. Todas as atividades da companhia Dança sem Fronteiras são realizadas com uma abordagem na cultura corporal do movimento acessível a todos, acolhendo a diversidade dos participantes. A metodologia da Dança sem Fronteiras enfatiza o potencial de todos os participantes com o foco na criatividade e igualdade. A companhia trabalha com o processo de improvisação na dança e utiliza técnicas de consciência corporal, improvisação, dinâmicas de dança-teatro e DanceAbility.
Chris Tally Evans
É um artista multimídia com baixa visão do País de Gales. Ele já se apresentou ou teve trabalhos exibidos na Europa, América do Norte, América do Sul, Australásia e Oriente Médio. Ele recebeu vários prêmios, incluindo Major Creative Wales (2009), uma comissão Unlimited (2011) e fez séries e programas para BBC Radio 4, BBC Radio Wales, BBC Radio 3, Radio New Zealand, BBC 2W e HTV e também apresentou espetáculos de teatro e música em todo o Reino Unido. Chris é ex-presidente da Community Music Wales, ex-conselheiro do Arts Council of Wales e membro do painel do
Unlimited Micro Award.
Dança sem Fronteiras
Foi criada em 2010, em São Paulo, pela bailarina, coreógrafa e educadora criou Fernanda Amaral. Desde a sua criação, a companhia, com mais de doze espetáculos no repertório, realiza oficinas de dança e apresentações em teatros, museus, espaços abertos (rua e praças) e diversos SESCs da capital e interior, além de participação nos festivais Sencity no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Vozes do Corpo e Mostra Internacional Mais Sentidos no Teatro Sérgio Cardoso. Contemplada com diversos editais e prêmios, incluindo; Prince Claus Fund for Culture and Development (Holanda) ProAc de Produção de Espetáculo de Dança, Edital de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo (19º,23º, 27º e 31º). Em 2021, prêmio Denilto Gomes por sua atuação inclusiva com Olhares dos Sapatos e estreia do espetáculo documentário Ciranda de Retina e Cristalino.
A Cia também tem participado com apresentações em versão online e videodanças em mostras e festivais online, incluindo; FIOD -Festival Danza de Maracaibo, Venezuela e Thrieve Aid – the Art of Protest, USA, Australia e Reino Unido, IRMAP, Festival Internacional de Vídeodança, em perspectivas no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Bienal Internacional de dança do Ceará, Blanc Festival de vídeo e dança do Amazonas e Dance Filmes Together em Londres.
Sérgio Zurawski
É guitarrista, compositor, arranjador e produtor brasileiro com carreira internacional, tendo atuado com vários artistas da música e do teatro em shows, concertos, gravações e peças teatrais. Tocou com Gilberto Gil, Toquinho, Fagner, Raul de Souza, Sebastião Tapajós, Raul Seixas, Xangai, Luís Gonzaga, Zé Ramalho e Duo Fel, entre outros. No início dos anos 1980, integrou o grupo Doce Loucura, em São Paulo. No Teatro brasileiro, trabalhou com Antonio Fagundes, Beatriz Segall, Raul Cortez, Rosi Campos, Umberto Magnani, Cláudio Fontana e Fernando Neves, e com os diretores Gabriel Villela, Flávio Rangel, Marco A. Rodrigues, Wolf Maia, Fauzzi Arap, Cristiane Paolli Quito, Zé Celso e Carlos A. Soffredini, e com coreógrafo Sandro Borelli, entre outros. De 1987 a 2000, fez parte da banda de Belchior, com quem gravou mais de dez discos e fez shows por todo o Brasil. Na Europa, integrou o célebre grupo português Madredeus e dirige seu grupo Zurawski Ensemble. As vibrantes composições e arranjos de Zurawski habitam o limiar dos gêneros Erudito e Popular, encontrando naturalmente espaço nestes dois universos. Sérgio, nos últimos anos, tem composto todas as trilhas dos espetáculos da Dança sem fronteiras.
Atividade presencial, gratuita e livre para todos os públicos.
Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM.
Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.
Essa atividade faz parte do programa Domingo MAM.