live lançamento do audioguia Águas do Ibirapuera Domingo MAM e Arte e Ecologia


Data: 19 de janeiro, 2021
Horário: 16h

 

Nesta live, integrantes do Rios e Ruas, que dão vozes ao audioguia Águas do Ibirapuera, conversam com o mam educativo sobre o seu processo criativo e as pesquisas envolvidas no projeto.

O audioguia Águas do Ibirapuera, disponível gratuitamente no site e YouTube do museu, conta um pouco da história das águas que envolvem o Parque Ibirapuera.

Cada faixa é acompanhada por um mapa que destaca pontos do Parque do Ibirapuera, a localização do mam com ênfase nos rios Sapateiro e Caaguaçu. Assim como são também apresentadas informações sobre outras bacias hidrográficas da cidade e como elas estão relacionadas.

Para a confecção foi realizada uma pesquisa sobre os temas relacionados à bacia do córrego Sapateiro, tema que vem sendo trabalhado pelo Rios e Ruas há mais de 10 anos e em parceria com o Estúdio Laborg, responsável pela direção e produção do projeto, desde 2016. Em complemento a esses conteúdos, foram realizadas novas pesquisas, especificamente sobre a criação, implantação e desenvolvimento do Parque do Ibirapuera.

Este projeto faz parte de um eixo temático do mam educativo chamado Arte e Ecologia que pensa a arte contemporânea enquanto uma área interdisciplinar do conhecimento, onde as relações entre arte e vida são não apenas o ponto de partida para a reflexão e práticas artísticas, como também lugar de encontro e troca de saberes e experiências entre o museu e a cidade, público e artista, professores e alunos.

O eixo convida o museu e seus públicos a pensar e repensar o problema ecológico da sociedade atual. Refletir sobre como a arte pode ser o meio ou a frase que provoca as questões que precisam ser feitas a respeito dos modos de vida que cultivamos e que modelam o mundo em que vivemos.

 

Rios & Ruas é uma iniciativa criada em 2010 por José Bueno, arquiteto e mestre em Aikido, e Luiz de Campos, geógrafo, professor e pesquisador da temática dos rios urbanos, que oferece ações que integram conhecimento e experiências para sensibilizar pessoas a respeito da realidade dos rios esquecidos pela cidade. São Paulo, por exemplo, esconde centenas de rios sob suas ruas, soterrados e poluídos, mas vivos. Conversas e conexão física e emocional com os rios – soterrados ou não – é a origem e o coração da iniciativa, que segue seu fluxo promovendo e inspirando múltiplas ações para que milhões de pessoas descubram, vejam e queiram os rios limpos e livres. Para José e Luiz, é apenas uma questão de tempo vermos alguns rios e ruas convivendo em harmonia na cidade.

 

no youtube do mam
participação: livre
acessível em Libras

Essa atividade faz parte do programa Domingo mam, com patrocínio Tozzini Freire Advogados, e Arte e Ecologia, com patrocínio Sabesp.