agenda

o brincar em casa, com Sandra Eckschmidt e Lia Mattos do projeto Território do Brincar
27 de maio, 2021
16h

 

Neste encontro virtual, Sandra e Lia, pesquisadoras do projeto Territórios do Brincar, compartilham a experiência da pesquisa Brincar em Casa com mães, pais e familiares, professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es) e cuidadoras(es), durante a Semana Mundial do Brincar. Além de apresentar o caminho da pesquisa, elas convidam as(os) participantes a olharem para o corpo da criança durante o brincar espontâneo como o espaço primordial da criação. A casa-corpo da criança em tempos pandêmicos como lugar de saúde, esperança e potencial-criativo. O convite é para nos aventurarmos nos gestos espontâneos de filhas(os), sobrinhas(os) e netas(os) como forma de aproximação ao universo infantil.

Brincar em Casa é uma pesquisa do Território do Brincar patrocinado pelo Instituto Alana.

inscrições aqui
atividade gratuita, vagas limitadas
encontro por videochamada no zoom (link enviado aos participantes no dia da atividade)
participação: livre, com inscrição prévia.
para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48 horas de antecedência

Lia Mattos é documentarista, produtora cultural, antropóloga e arte-educadora. Doutoranda em estudos da Criança pela Universidade do Minho – Portugal. Possui especialização em arte-educação, cultura brasileira e linguagens artísticas contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrado em antropologia visual pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Autora do livro A Menina Rosa. É codiretora de filmes como Mitã e do projeto Memórias do Futuro.

Sandra Eckschmidt é doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena a Casa Amarela, escola de educação infantil fundamentada na Pedagogia Waldorf, e o curso de formação em Pedagogia Waldorf, em Florianópolis. Atua na área da infância, do brincar, e é autora dos livros A Arte de Lembrar e Esquecer: Narrativas Autobiográficas de Professores sobre a Sua Infância e Ndiphilile: Eu Estou Viva!, além de coautora de A Bola e a Boneca.

 

Essa atividade faz parte do programa Família mam, com patrocínio PwC.

 

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (educativo@mam.org.br).