Local: Sesc Campinas
com Tropa do Gurilouko
Nesta apresentação, a Tropa do Gurilouko revisita a figura tradicional dos “bate-bolas” do carnaval carioca, transformando essa referência em um dispositivo performativo que mistura arte, festa e identidade periférica. O grupo, criado em 2023 no bairro de Campo Grande, incorpora trajes volumosos e coloridos, máscaras com olhos iluminados e a icônica bola presa a um bastão, elementos que evocam o mistério e a energia da manifestação carnavalesca.
A apresentação constrói um vocabulário visual e sonoro que atravessa memória, corpo e território, articulando símbolos que dialogam com as dinâmicas culturais das periferias do Rio de Janeiro. Através do uso de materiais cotidianos, como milhares de sacolas plásticas que compõem os figurinos, a Tropa do Gurilouko propõe uma experiência intensa que se desdobra entre o lúdico e o inquietante.
Tropa do Guriloko
Atividade presencial e gratuita, aberta ao público. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Essa atividade faz parte do 38º Panorama da Arte Brasileira