agenda

Reciclando papel com pigmentos naturais, com Leonardo Sassaki

12 de agosto, 2023
15h

Estamos muito acostumados a consumir coisas prontas e nos esquecemos ou nem mesmo sabemos de onde elas vêm. Não sabemos mais como criar e nem mesmo como nos apropriar da materialidade do nosso cotidiano. Como recriar e reinventar a partir do nosso descarte? Como nos apropriar do fazer manual e experimentar enxergar as diversas potencialidades que existem ao nosso redor? Neste encontro, será experimentado a reciclagem do papel utilizando pigmentos naturais para colorir os papéis. Será ensinado os processos básicos da reciclagem da matéria tendo como perspectiva o despertar das possibilidades da criação a partir do fazer; como criar a partir do que temos disponível e quais as potencialidades a partir das criações.

Leonardo Sassaki
Descrição da imagem: a imagem é um retrato em preto e branco de um homem branco. O homem está em primeiro plano, olhando diretamente para a câmera, com uma expressão séria. Ele tem cabelo curto, barba e bigode finos, e usa óculos de aro claro. Ele veste uma camisa branca de botão com as mangas curtas e arregaçadas e está com os braços cruzados na frente do peito. Muitas tatuagens são visíveis, especialmente no braço esquerdo e no peito (incluindo uma que se estende para o pescoço). Ele também usa um brinco pequeno de argola em na orelha. O fundo é neutro e liso, em um tom escuro e uniforme, que contrasta levemente com a camisa branca e ajuda a focar no rosto e na parte superior do corpo. Fim da descrição.

É educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, especialista em educação inclusiva e audiodescrição, investiga práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor nas áreas de assistência social e educação, fez parte do MAM Educativo e atualmente ocupa o cargo de Analista de Diversidade e Acessibilidade do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Também é idealizador da “Sentindo os Sentidos”, empresa prestadora de serviços em acessibilidade e arte educação.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas (seus) responsáveis.
Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM.
Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições.

Essa atividade faz parte do Família MAM, eixo Arte e Ecologia.

 
patrocínio 
realização