Nessa conversa os artistas RodriguezRemor convidam as artistas e pesquisadoras Mariana Silva (Eu Vim do Pote) e Natália Scromov (Estúdio da Torre) para discutirem sobre a programação Filmes do Barro que estreia no dia 9 de outubro no auditório Lina Bo Bardi. O programa de exibição de documentários resgata pesquisas audiovisuais sobre práticas cerâmicas tradicionais. Refletindo sobre o fazer do barro e as controversas relações da cerâmica com a arte contemporânea.
Denis Rodriguez e Leonardo Remor são artistas, curadores e pesquisadores. Refletem sobre o binômio Arte e Natureza em projetos que voltam seu olhar ao campo, à terra e à transmissão de conhecimento e tecnologias ancestrais de criadores populares e dos povos originários do Leste da América do Sul. Desde agosto de 2020 residem em Igatu, Chapada Diamantina, Bahia, onde fundaram o Mirante Xique-Xique, uma para instituição que promove residências de pesquisa em diferentes áreas: meio ambiente, arquitetura, culinária e artes. Através de atividades culturais, intercâmbios e educação ambiental, a organização não governamental, sem fins lucrativos, tem como missão a salvaguarda do patrimônio arquitetônico e imaterial da região.
Mariana Silva (Rio de Janeiro, 1992) cresceu no sul de Minas Gerais e é filha de mãe cearense e pai paraibano. É artista artesã, ceramista e Mestra em Artes pela UNESP. Sua pesquisa considera os modos de viver e fazer de povos tradicionais como ponto de partida para discutir a existência dos objetos e práticas artesãs. Coloca seus potes no mundo sob o nome Nieta, buscando as cores, tons e texturas de nossa terra. Vive e trabalha entre São Roque/SP e São Paulo/SP.
Natália Scromov é arquiteta urbanista formada pela FAU-USP, e desde muito cedo esteve envolvida com artes plásticas, estudou diferentes técnicas como cerâmica, pintura, xilogravura, ilustração infanto-juvenil, aquarela e desenho de observação. Filha de boliviano, traz em sua produção artística, principalmente na cerâmica, a referência à sua ancestralidade através do uso de técnicas e saberes de povos originários da região andina da América do Sul. Atualmente trabalha exclusivamente com artes plásticas, criando as peças do Estúdio da Torre e dando cursos de cerâmica.
Encontro virtual no Zoom, para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Para certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.