agenda

Visita multissensorial em português e libras à exposição “Do livro ao museu: MAM São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade”

22 de novembro, 2025
14h

com Alice Procter e Leonardo Sassaki
local: Biblioteca Mário de Andrade (R. da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP)

O acervo do MAM convida o público de todas as idades para participar de uma visita multissensorial em português e Libras na Biblioteca Mário de Andrade, na exposição Do livro ao museu: MAM São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade. A ação integra a programação do museu com intuito de acessibilizar e aproximar os diversos públicos das obras pertencentes ao acervo da instituição.

Alice Procter

Vive e respira arte, é surda e atua como artista, designer, ilustradora e professora de artes. Formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, técnica em Produção de Moda pelo Senac Lapa Faustolo e pós-graduanda em arte educação pelo Senac. Sempre procurando adquirir novos conhecimentos.

Leonardo Sassaki
Descrição da imagem: a imagem é um retrato em preto e branco de um homem branco. O homem está em primeiro plano, olhando diretamente para a câmera, com uma expressão séria. Ele tem cabelo curto, barba e bigode finos, e usa óculos de aro claro. Ele veste uma camisa branca de botão com as mangas curtas e arregaçadas e está com os braços cruzados na frente do peito. Muitas tatuagens são visíveis, especialmente no braço esquerdo e no peito (incluindo uma que se estende para o pescoço). Ele também usa um brinco pequeno de argola em na orelha. O fundo é neutro e liso, em um tom escuro e uniforme, que contrasta levemente com a camisa branca e ajuda a focar no rosto e na parte superior do corpo. Fim da descrição.

É educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, especialista em educação inclusiva e audiodescrição, investiga práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor nas áreas de assistência social e educação, fez parte do MAM Educativo e atualmente ocupa o cargo de Analista de Diversidade e Acessibilidade do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Também é idealizador da “Sentindo os Sentidos”, empresa prestadora de serviços em acessibilidade e arte educação.

Acessível em Libras e recursos táteis. Atividade presencial e gratuita. Vagas limitadas.
Inscrições com 30 minutos de antecedência no local.