Tinta Sobre Tinta: acervo do MAM no Instituto CPFL

Tinta Sobre Tinta: acervo do MAM no Instituto CPFL

07 ago 19 – 30 nov 19
passadas
passadas
sobre

Reunimos aqui obras da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo para mostrar alguns caminhos da experiência de se pintar com densas camadas de tinta, no Brasil, a partir dos anos 1930. O MAM foi fundado em 1948 e tem acompanhado essa história desde então.

A pintura é feita de tinta, e sua história tem sido modificada pelo acesso inédito à matéria-prima nos últimos dois séculos. É a partir da Revolução Industrial, iniciada na Europa, que o preço da tinta diminui consideravelmente. Desde então, pintar se tornou mais barato para artistas que usassem produtos industrializados.

No Brasil e no mundo, pintores começaram a experimentar o uso de camadas grossas de tinta industrializada como sinal de modernidade. As pinceladas poderiam ser grandes manchas de cor, usadas para figurar desde as coisas mais passageiras, como uma paisagem iluminada pelo pôr-do-sol, até as mais universais, como a guerra. As tintas também podiam ser trabalhadas como pura matéria, sem formar imagem alguma.

O conjunto de pinturas aqui reunidas mostra a pluralidade de obras representadas na coleção do MAM. O crescente acesso a matérias industriais, como as tintas, continua a possibilitar a livre experimentação artística.

Felipe Chaimovich
Curador

Detalhe da obra de Rodrigo Andrade, Sem título, 1985

serviço

Tinta Sobre Tinta: acervo do MAM no Instituto CPFL

Local:
Endereço:
Data:
Entrada:
Horário de funcionamento:
Telefone:
Agendamento de visitas: