jardim de esculturas
30 anos

sobre

Abrindo as comemorações de três décadas do Jardim de Esculturas, o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove em 20 de outubro o seminário mam debate: Jardim de Esculturas – 30 anos. O encontro propõe discussões e reflexões sobre esse espaço expositivo de visitação ao ar livre, de acesso público e gratuito. Essa é a primeira atividade de uma extensa programação comemorativa da existência do Jardim, que em 2023 completa 30 anos.

O Jardim de Esculturas do mam representa hoje a maior área de exposição do acervo do museu, e reúne 30 obras de artistas modernos e, em sua maior parte, contemporâneos. A constituição do Jardim, seus vínculos com o Parque Ibirapuera, o paisagismo e a arquitetura, bem como o programa moderno que regula parte de sua concepção serão temas abordados nas mesas, compostas por convidados dos meios acadêmico e artístico. Ao longo dos debates, também serão apresentados a dinâmica histórica e o tombamento do Parque Ibirapuera e intervenções artísticas em espaços públicos e urbanos. A programação contará, ainda, com uma fala de homenagem ao artista Emanoel Araújo (1940 – 2022) e com uma performance no espaço do Jardim.

Emanoel Araujo (Santo Amaro, BA, 1940-São Paulo, SP, 2022). Aranha, 1981. Aço carbono pintado, 500 x 575 x 590 cm. Coleção MAM São Paulo, doação Rhodia S.A., 1986.
Foto: Karina Bacci

programação

mesa 1

mesa 2