mam debate (2022): Jardim de Esculturas – 30 anos

O Museu de Arte Moderna de São Paulo realizou em 2022 a sua primeira edição do seminário mam debate. Por ocasião de uma celebração iminente no ano seguinte, a primeira edição levou o título mam debate: Jardim de Esculturas – 30 anos. Sendo a primeira atividade de uma série de ações celebrativas em torno do Jardim de Esculturas do MAM a serem desempenhadas em 2023, o seminário propôs discussões críticas acerca desse espaço expositivo externo ao museu, de visitação ao ar livre e com acesso público e gratuito.

O Jardim de Esculturas do MAM representa hoje a maior área de exposição do acervo do museu, onde estão expostas 30 obras de artistas modernos e contemporâneos. A constituição do Jardim, seus vínculos com o Parque Ibirapuera, o paisagismo e a arquitetura, bem como o programa moderno que regula parte de sua concepção e as discussões contemporâneas sobre intervenções artísticas em espaços públicos e urbanos foram temas abordados nas duas mesas do mam debate em 2022. A primeira mesa, “O Ibirapuera, patrimônio e o jardim de Burle Marx”, contou com as falas dos professores Paulo César Garcez Marins, Raquel Schenkman e Marta Bogéa, e com a mediação do curador-chefe do MAM, Cauê Alves. A segunda mesa, “Arte na cidade, espaços de compartilhamento e disputa, o contemporâneo vê o moderno”, foi composta pela pesquisadora Sylvia Furegatti e pelos artistas Rommulo Vieira Conceição e Raphael Escobar, com mediação do museólogo do MAM, Pedro Nery. Entre uma mesa e outra, o curador Claudinei Roberto da Silva foi convidado a realizar uma fala próximo à escultura Aranha (1981) de Emanoel Araújo. A programação também integrou ativações no Jardim de Esculturas propostas pelo Educativo MAM, sendo elas a performance Sementes, do Grupo Fragmento Urbano, e a narração de Ana Luísa Lacombe para a ação Histórias no Jardim.

Veja abaixo a publicação digital que busca divulgar os textos produzidos pelos palestrantes convidados sobre as pesquisas e reflexões apresentadas por eles no mam debate de 2022. A publicação inclui também um relato crítico do jornalista convidado Marcos Grinspum Ferraz, que acompanhou todo o evento.

 

clique para acessar

 

Fotos: Estúdio Em Obra