projetar museus, refletir públicos

sobre

Em 2024, o mam debate chega em sua terceira edição com o título “projetar museus, refletir públicos”. Diante de uma sociedade cada vez mais estimulada pelas diversas formas de personalização, quais são os desafios dos museus e instituições de arte em se relacionar efetivamente com seus públicos? Estratégias de programação são frequentemente elaboradas a fim de gerar identificação e representação levando em conta as reivindicações da sociedade, mas nem sempre resultam na valorização e no reconhecimento das instituições museológicas pelo público em geral.

Os anseios da sociedade, em suas múltiplas dimensões, perpassam a construção da programação e a comunicação dos museus. Para isso, é preciso refletir sobre as formas de comunicação e diálogo com o público tanto nas mostras, publicações, e nas mídias tradicionais, quanto nos meios digitais, levando em conta as particularidades da dimensão virtual e do modo contemporâneo de se relacionar.

Consequentemente, torna-se necessário aprofundar a discussão sobre a comunicação institucional de forma integral, observando a relação complexa entre as modalidades tradicionais e os novos formatos que advém dos canais digitais e redes sociais, nas quais as possibilidades de engajamento são baseadas nos interesses pessoais e não mais coletivos.

Com isso, nota-se um paradigma da ação museal: a ambição de uma representação total a partir de uma sociedade extremamente individualizada e pulverizada. Se, por um lado, os museus devem estabelecer uma identificação com seus públicos de forma ampla e concreta, a fim de atingir a valorização simbólica do patrimônio cultural, por outro lado, também devem construir interações relevantes para a cultura através das formas dinâmicas de personalização dos ambientes virtuais.

O mam debate 2024 busca promover discussões sobre tais contradições, bem como os desafios enfrentados por museus e instituições de arte para a construção de públicos que transbordam suas paredes. Reuniremos convidados de diferentes instituições e museus de arte do país, responsáveis pela organização programática e curatorial, ou por projetos de comunicação cultural. O debate será realizado com uma programação de um dia inteiro, composta por duas mesas de debate mediado, e falas de abertura e encerramento.

Sobre o MAM Debate

O MAM Debate é uma iniciativa que, a partir de seminários e publicações, busca promover reflexões, pesquisas e debates em torno de questões que envolvem a arte moderna e contemporânea e também outras diretamente relacionadas ao MAM São Paulo, seu passado e suas atividades no presente. Trata-se de uma plataforma de prospecção sobre possíveis atuações do museu no futuro fundamentando-se em problemáticas históricas e emergentes.

programação

abertura

mesa 1

mesa 2

encerramento