11ª Primavera dos Museus no MAM 20/09/2017 - 20/09/2017


11ª Primavera dos Museus – Museus e suas memórias

 

O artista Ibã Huni Kuin e o coletivo MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin – povo indígena do Acre) estarão no Projeto Parede durante o 35º Panorama da Arte Brasileira do MAM São Paulo e ministrarão duas oficinas para o público durante a 11ª Primavera dos Museus – Museus e suas memórias.

 

20_09 (qua) Família MAM
15h Yuxin – desenhando os espíritos dos legumes
Oficina prática de desenhos a partir do imaginário das narrativas míticas do povo Huni Kuin, seus cantos e danças.

[+5 anos. Inscrições com 30 min. de antecedência]

 

Sobre o artista e o coletivo MAHKU:

Ibã Huni Kuin (Isaias Sales)
Nasceu em 1964 na região do rio Yuraya (Jordão – AC) e é filho de Tuin Huni Kuin. Pesquisador, fez levantamentos e estudos dos cantos tradicionais Huni Kuin. Na UFAC – Floresta, estudou Licenciatura Indígena, e criou com Amilton Mattos o projeto Espírito da Floresta para desenvolver métodos de pesquisa Huni Kuin, dando origem ao MAHKU.

Bane Huni Kuin (Cleber Pinheiro Sales)
Bane Huni Kuin tem 34 anos, é professor e artista. Ao lado de seu pai, Ibã Huni Kuin, desenvolve as pesquisas no Espírito da Floresta no projeto MAHKU e sobre a Pedagogia Huni Kuin. Já participou de exposições na Fundação Cartier, no Instituto Tomie Ohtake, no MASP, na St. Lawrence University (NY – USA) e no Centro Cultural UFMG. Realizou murais na Cidade Mattarazo (SP), na UFAC (AC) e na Universidade de Santigo, no Chile.

Mana Huni Kuin (Pedro Macário Kaxinawa)
Mana Huni Kuin, tem 20 anos. Atualmente, conclui o Ensino médio no município de Jordão. Compõe o MAHKU desde sua origem. Pelo coletivo, participou de exposições na Fundação Cartier para a Arte Contemporânea (França) e no MASP. Realizou murais em Rio Branco (AC), no Rio de Janeiro e em Santiago, no Chile. Orientou laboratórios de desenhos para crianças no MASP pelo MAHKU.

O Centro MAHKU Independente é um projeto da associação MAHKU, que se situa no município de Jordão no estado do Acre. Consiste num centro de pesquisas de conhecimentos tradicionais huni kuin e intercâmbios de saberes artísticos. Promove residências, cursos e laboratórios de arte.

 

Atividade gratuita. Vagas limitadas.
+info: educativo@mam.org.br e +55 11 5085-1313


Conteúdo relacionado: