Roda de conversa sobre os projetos Remexe Favelinha e o Ponto Chique Favelinha, desenvolvidos pelo Centro Cultural Lá da Favelinha, localizado no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Projetos que envolvem moda sustentável, diversidade, mães artesãs e trabalhos de arte e educação em comunidade.
atividade gratuita, vagas limitadas
encontro por videochamada no zoom (link enviado aos participantes no dia da atividade)
Para professores, educadores e estudantes, com inscrições prévias, sendo 50% das vagas destinadas à rede pública de ensino
Com intérpretes de Libras
Lá da favelinha é um Centro Cultural independente e sem fins lucrativos que surgiu em 2015. Fundada e coordenada pelo artista Kdu dos Anjos, é uma organização artístico-cultural localizada na vila Novo São Lucas, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.
Remexe Favelinha é uma cooperativa de moda sustentável que surgiu em julho de 2017 a partir de um “desafio fashion” proposto aos moradores das vilas do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Inspirada nas diversas manifestações artísticas-culturais da comunidade e na rotina dinâmica da favela, a marca usa a metodologia upcycling, através da qual as estilistas e costureiras, todas moradoras da comunidade, produzem roupas novas a partir do reaproveitamento e ressignificação de peças usadas e resíduos têxteis. Assim, a Remexe desafia os conceitos de gênero da moda, promove a sustentabilidade e a diversidade cultural e provoca uma reflexão sobre os hábitos de consumo e os impactos da indústria da moda.
Ponto Chic Favelinha é o trabalho com as mamães bordadeiras do Lá da Favelinha. Com a necessidade da criação de oficinas para atender essas mamães, em 2017 foi fundado o projeto Terapia com Arte, que utilizava materiais reciclados nas criações de peças diversas. Posteriormente Miliane, que também é costureira no Remexe, iniciou o projeto de bordado em tecido chamado chita com o mesmo grupo. Em 2020, em meio à pandemia, e da necessidade de continuar com o projeto de bordado, Dane Luz e Luisa Luz parceiras de longa data do Centro Cultural, retomaram o trabalho com as bordadeiras que recebeu o nome de Ponto Chic Favelinha. O projeto atualmente é realizado pelas bordadeiras em suas casas, onde elas bordam tecidos e peças variadas, e os revendem, gerando renda para elas próprias. Além da geração de renda, a arte continua sendo terapia para as mamães neste momento de pandemia.
Carla Santos, 38 anos, mais conhecida como Carla de lá, é mãe de 3 filhos e avó. Primeira costureira do Remexe Favelinha, projeto fundado em 2017, contando com sua parceria na construção. Protagonista de diversas peças dentro do projeto tendo visibilidade internacional.
Kdu dos Anjos é filho de uma geração inquieta e um artista plural, que carrega consigo o desejo pelo novo e a coragem para experimentar. Em 2020, Kdu recebeu o prêmio Empreendedor Social do ano 2020 da Folha de São Paulo, por coordenar a Frente Humanitária, projeto que custou mais de 5 milhões de reais, e alimentou 270 mil pessoas, além de gerar empregos para mais de 300 moradores do Aglomerado da Serra. Aos 30 anos tem trabalhos assinados em diversas áreas do universo artístico. MC da cultura Hip Hop e do Funk, produtor de moda, poeta, compositor, ator, arte educador, criador do Centro Cultural Lá da Favelinha e gestor da sua própria carreira.
Conceição dos Anjos, conhecida como Sãozinha dos Anjos, é uma cozinheira/confeiteira de mão cheia do Aglomerado da Serra (BH), esposa, mãe, faz parte do Lambuza Favelinha e é artesã/bordadeira do Ponto Chic Favelinha.
Essa atividade faz parte do programa Domingo mam, com patrocínio Tozzini Freire Advogados, e Arte e ecologia, com patrocínio Havaianas.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (educativo@mam.org.br).