O mam debate é uma iniciativa que, a partir de seminários e publicações, busca promover reflexões, pesquisas e debates em torno de questões que envolvem a arte moderna e contemporânea e também outras diretamente relacionadas ao MAM São Paulo, seu passado e suas atividades no presente. Trata-se de uma plataforma de prospecção sobre possíveis atuações do museu no futuro fundamentando-se em problemáticas históricas e emergentes.
projetar museus, refletir públicos
Diante de uma sociedade cada vez mais estimulada pelas diversas formas de personalização, quais são os desafios dos museus e instituições de arte em se relacionar efetivamente com seus públicos? Estratégias de programação são frequentemente elaboradas a fim de gerar identificação e representação levando em conta as reivindicações da sociedade, mas nem sempre resultam na valorização e no reconhecimento das instituições museológicas pelo público em geral.
O Museu de Arte Moderna de São Paulo está completando 75 anos. Programamos um seminário para debater a constituição e atuação dos museus de arte moderna no Brasil. Para ampliar o debate e observarmos juntos as diferenças e semelhanças entre os museus que lidam com a narrativa moderna, convidamos representantes do MAM do Rio de Janeiro, do MAM da Bahia e do MAMAM de Recife, e outros importantes convidados. Assim, pretendemos refletir sobre as situações singulares de suas coleções e programas expositivos, além de explorar suas origens, propostas e ações – curatoriais e educativas.
Imbuído no marco de 30 anos do Jardim de Esculturas do MAM São Paulo, o seminário mam debate de 2022 convidou estudiosos e artistas para considerar a situação singular dessas obras de arte no parque público urbano de maior visitação do país. Para além da comemoração do marco temporal, era necessário refletir sobre as condições museológicas do jardim, ou seja, a situação arquitetônica, histórica, assim como da fruição artística para fora das paredes do museu, e sobre a criação artística espelhada nessa relação pública e urbana.