agenda

Acervos falantes: MAM São Paulo com Claudinei Roberto

25 de setembro, 2025
às 19h

com Claudinei Roberto

Diálogos possíveis entre o museu e seu público sobre questões essenciais como: negritude, branquitude, anticolonialismo, paisagens e democracia. Ressaltando a importância dos museus enquanto equipamentos de educação e formação cidadã, neste sentido observar o que eles têm a nos dizer a partir de seus acervos. De encontro com a 19º Primavera dos Museus com o tema “Museus e Mudanças climáticas”, o encontro abordará questões em torno de como identificamos na representação pictórica dos acervos mudanças nas paisagens e territórios.

Claudinei Roberto da Silva
(São Paulo, SP, 1963 – vive e trabalha em São Paulo)
Claudinei Roberto da Silva

Claudinei Roberto da Silva é professor, curador e artista visual. Como curador, realizou entre outras, a exposição Sidney Amaral: O banzo, o amor e a cozinha (1º prêmio Funart para artistas e curadores negros) no Museu Afro Brasil, a 13ª Bienal Naïfs do Brasil no Sesc Piracicaba e a série Pretatitude. Insurgências, emergências e afirmações. Arte afro-brasileira contemporânea para várias unidades do Sesc São Paulo. É coordenador artístico-pedagógico do projeto multinacional A Journey through African diaspora, do American Alliance of Museums em parceria com o Museu Afro Brasil e Prince George African American Museum. Atualmente, é membro do conselho curatorial do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Acessível em Libras.  Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de  certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte

 
patrocínio 
realização