agenda

artistas negros/as no acervo do MAM: um recorte temporal com Deri Andrade, do Projeto Afro
19 de novembro, 2020
16h

 

O encontro apresentará um recorte do acervo do MAM São Paulo, com foco na produção de autoria negra brasileira. Propõe-se um breve panorama que apresente os/as artistas frente aos movimentos de suas épocas e às exposições ocorridas no museu que foram essenciais para as discussões sobre o tema.

inscrições aqui 
atividade gratuita, vagas limitadas
encontro por videochamada no zoom (link enviado aos participantes no dia da atividade)
participação: livre

Deri Andrade, alagoano radicado em São Paulo, é jornalista (Centro Universitário Tiradentes – Unit), com especialização em Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais pelo CELACC – Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação (USP), onde aprofundou suas pesquisas sobre arte afro-brasileira, investigando a correlação entre conteúdo e forma presente nas poéticas de artistas negros/as/es. É aluno especial de mestrado no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, na disciplina História da Arte Contemporânea. Desenvolveu a plataforma Projeto Afro, resultado de um mapeamento de artistas negros/as/es em âmbito nacional, por entender que a arte é um importante campo de disputa e também instrumento catalisador na luta antirracista. Tem passagens por instituições culturais, entre elas o MAM São Paulo (atualmente), a Unibes Cultural e o Instituto Brincante.

 

O evento faz parte do programa Contatos com a arte, com patrocínio Ultra.

 

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (educativo@mam.org.br).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antonio Obá (Ceilândia, DF, 1983), Mama, 2019. Óleo e folha de ouro sobre tela 150 x 100 cm. Coleção MAM, aquisição por intermédio do Núcleo Contemporâneo do MAM, do artista e Galeria Mendes Wood DM. Foto: Karina Bacci