com Cristino Wapichana
O artista e escritor Cristino Wapichana é contador de histórias, músico, compositor e produtor cultural. Neste encontro, Wapichana apresenta Ler é aprender, ler é existir, em que propõe pensar a educação como prática ancestral, sustentada pela junção de muitas vozes, experiências e saberes necessários para existir. Para ele, educar ultrapassa a dimensão da escola e abre espaço para a escuta do mundo vivo – plantas, animais, rios, florestas, ventos e seres humanos – como parte essencial da aprendizagem. A educação é vista também como um ato crítico. Educar, aqui, é colaborar e possibilitar a construção de sujeitos empáticos, conscientes da multiplicidade do estar no mundo.
Cristino Wapichana
Contador de histórias, escritor, músico, compositor, produtor cultural. Artista indígena, utiliza-se de sua familiaridade com as palavras e a música para disseminar histórias, saberes e heranças dos povos originários, reforçando a importância dessa população para a formação da sociedade brasileira.
Acessível em Libras. Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte .