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Povos Indígenas na Metrópole: movimento, universidade e invisibilidade na maior cidade da América
22 abr 22

 

A interculturalidade constitui um enorme desafio para os sistemas educacionais do Brasil, um país pluriétnico, em que vivem mais de 250 povos indígenas, falantes de aproximadamente 180 línguas diferentes. O apagamento da presença e da contemporaneidade dos povos indígenas ainda é marcante nos currículos escolares mesmo que diversos instrumentos legais, como a própria Constituição de 1988 e, especialmente, a lei 11.645/2008, instituam a obrigatoriedade do ensino de histórias e culturas indígenas na educação básica. Neste encontro, o professor e pesquisador Emerson Oliveira compartilha sua experiência no assessoramento do currículo Indígena 2021-2023 na Prefeitura Municipal de São Paulo e sua pesquisa sobre a presença indígena nas grandes cidades.

 

Emerson de Oliveira Souza é doutorando e mestre em Antropologia Social – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – Universidade de São Paulo. Bacharel em ciências sociais pela PUC-SP. Guarani, Professor titular de Sociologia da Rede Estadual de Educação de São Paulo. É pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP). Desde 2010 atua na formação de Professores da Rede Pública de São Paulo e Grande São Paulo frente a implementação da Lei 11.645/08. A pesquisa Povos Indígenas na Metrópole: Movimento, Universidade e Invisibilidade na maior Cidade da América, destaca a presença indígena nas grandes cidades, em especial na Cidade de São Paulo. Assessor para o Currículo Indígena 2021-2023 – Prefeitura Municipal de São Paulo – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Faz parte de uma nova geração de Cientistas Sociais, na qual sua Antropologia vem de encontro com uma nova descrição que inverte os papéis durante o processo de pesquisa. Se a Antropologia, Sociologia e Psicologia e suas ciências buscavam nos grupos indígenas seu objeto de pesquisa, hoje a Antropologia e Psicologia do Indígena introduz um novo modelo dentro deste processo, os índios surgem não mais como objetos de pesquisa, mas como sujeitos do conhecimento.

 

inscrições aqui

 

Encontro virtual no Zoom, para professores, educadores, pesquisadores e estudantes, com 50% das vagas destinadas para a rede pública de ensino. Com inscrição prévia.
Acessível em Libras.
Link do evento é enviado no dia por e-mail com 1h de antecedência da atividade.
Para certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

Essa atividade faz parte do programa Formação em arte e acessibilidade.