Com o objetivo de fomentar a investigação em seus acervos de arte moderna e contemporânea brasileira, o MAM anuncia chamada pública para o edital: Laboratório de pesquisa MAM São Paulo.

Serão oferecidas 3 bolsas, com vigência entre junho de 2024 e março de 2025, para pesquisadores(as) pós-graduados(as) stricto sensu. Os projetos selecionados devem aprofundar temas pertinentes ao acervo do museu, ao seu histórico de exposições, e/ou às iniciativas do MAM em educação e acessibilidade.

O Laboratório de Pesquisa MAM São Paulo visa expandir os diálogos entre o acervo do museu e a bibliografia recente; possibilitar a emergência de novas abordagens para as obras e artistas que compõem a própria história do acervo; proporcionar análises críticas e levantamentos documentais para a amplificação do estudo da história da arte a partir do museu; e explorar temáticas que envolvam educação museal e práticas de acessibilidade através de estudos de caso e/ou de perspectivas que visam à atualização das ações do museu.

pesquisadores
selecionados
pelo Edital
nº 01/2024

Alexandre Araujo Bispo

é doutor e mestre em Antropologia Social pela USP. Atua como educador, crítico e curador independente. Membro do Coletivo ASA – Artes, saberes e antropologia da USP. Membro do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da Universidade Federal do Sul da Bahia e Membro da ABCA.


Nicole Palucci Marziale

é doutora em Artes pelo Programa Interunidades em Estética e História da Arte da USP e mestra pelo Programa de pós-graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.


Nina Rahe

é doutoranda em História, Crítica e Teoria da Arte pela ECA-USP, com doutorado sanduíche na University of the Arts London (UAL). Sua pesquisa analisa o lugar da performance no acervo de instituições museológicas.