O Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, fundada em 1948. Seu acervo possui mais de 5 mil obras produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto a coleção como as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.
As exposições principais são realizadas em duas salas, além da sala de vidro. Outras mostras são exibidas regularmente nos espaços da biblioteca e do corredor de ligação, onde é desenvolvido o programa de instalações Projeto Parede.
A cada dois anos, o MAM realiza o Panorama da Arte Brasileira, exposição que resulta do mapeamento da produção contemporânea em todas as regiões do país. O crescimento do interesse pela arte brasileira no mundo consolidou o Panorama como uma mostra relevante no circuito artístico internacional. O museu mantém ainda uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos, por meio de audioguias, videoguias e tradução para a língua brasileira de sinais.
nossa missão
A missão do MAM São Paulo é colecionar, estudar, incentivar e difundir a arte moderna e contemporânea brasileira, tornando-as acessíveis ao maior número de pessoas possível.
Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi construído por Oscar Niemeyer na década de 1950 e adaptado por Lina Bo Bardi em 1982. Além das salas de exposição, o museu possui ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e loja. Os espaços do museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx em 1993 para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a pessoas com deficiência.
As obras da coleção são exibidas em exposições temporárias realizadas no MAM e em outras instituições, tanto brasileiras como estrangeiras. O museu tem uma política de atualização, conservação e ampliação permanente da coleção.
A formação de público é o alvo principal das ações do Educativo. O atendimento escolar é gratuito e específico para cada faixa etária, da educação infantil à universidade.
Visitas às exposições, práticas artísticas, oficinas e cursos especiais são concebidos para atender às necessidades do público diverso. As atividades são acessíveis a todos, não havendo barreiras físicas, sensoriais, mentais, intelectuais ou sociais.
Uma extensa grade de cursos é oferecida semestralmente nas áreas de história e crítica da arte, fotografia e artes plásticas. Os cursos são ministrados por profissionais renomados e têm por objetivo atender interesses específicos do público pelas linguagens contemporâneas.
Catálogos de exposições e projetos especiais distribuídos gratuitamente são editados no MAM. As publicações permitem ao museu perpetuar e difundir conteúdos por meio da distribuição em bibliotecas públicas e aos visitantes.
O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.
O MAM possui um clube dedicado à difusão do colecionismo de gravura e fotografia. Periodicamente, o clube convida artistas a desenvolver uma obra com tiragem de 70 exemplares para serem distribuídos entre os assinantes e passam a integrar a coleção do museu.
A loja comercializa produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM.
O MAM é um museu organizado pela sociedade civil e voltado para os interesses dela. A participação de membros da sociedade civil e da iniciativa privada é fundamental para que o museu mantenha suas atividades. Essa participação se dá por meio das leis de renúncia fiscal, pela qual os tributos devidos ao Estado podem ser revertidos diretamente para o patrocínio de exposições, projetos educacionais e apoio à manutenção do museu. Pessoas jurídicas e físicas podem contribuir.
O MAM vem recebendo muitos prêmios desde sua fundação. Conheça aqui alguns deles, nas áreas de exposição, educação e acessibilidade.
transparência e governança
Sendo uma entidade privada sem fins lucrativos que realiza diversas ações de interesse público, o MAM adota boas práticas de governança e de compromisso ético, entendendo a transparência como uma ferramenta fundamental de fortalecimento da relação com o público, as instâncias governamentais, seus parceiros e patrocinadores. Por isso, divulgamos abaixo todos os documentos institucionais, nomes de dirigentes, informações financeiras e relatórios anuais de atividades, a fim de que possam ser facilmente consultados, nos termos da legislação aplicável (em especial, a Lei de Acesso à Informação – Lei nº 12.527/2011).
Adolpho Leirner Alfredo Egydio Setúbal Andrea Paula Barros Carvalho Israel da Veiga Pereira Antonio Hermann Dias de Azevedo Caio Luiz de Cibella de Carvalho Cláudia Farkouh Prado Eduardo Brandão Eduardo Mazzilli de Vassimon Eduardo Saron Nunes Eduardo Sirotsky Melzer Erica Jannini Fábio de Albuquerque Fábio Luiz Pereira de Magalhães Francisco Pedroso Horta Helio Seibel Jean-Marc Etlin Jorge Frederico M. Landmann Lucia Hauptman Luís Terepins Luiz Deoclécio Massaro Galina Maria Regina Pinho de Almeida Mariana Guarini Berenguer Mário Henrique Costa Mazzilli Martin Grossmann Neide Helena de Moraes Paulo Setúbal Neto Peter Cohn Renata Mei Hsu Guimarães Roberto B. Pereira de Almeida Rodolfo Henrique Fischer Rolf Gustavo R. Baumgart Salo Davi Seibel Sérgio Ribeiro da Costa Werlang Sérgio Silva Gordilho Susana Leirner Steinbruch
comitê cultural e de comunicação
Andrea Paula Barros Carvalho Israel da Veiga Pereira Camila Granado Pedroso Horta Eduardo Saron Nunes Elizabeth Machado de Oliveira Fábio de Albuquerque Fábio Luiz Pereira de Magalhães (coordenador) Jorge Frederico Magnus Landmann Maria Regina Pinho de Almeida Martin Grossmann Neide Helena de Moraes
comitê de governança
Daniela Montingelli Villela Erica Jannini Macedo Elizabeth Machado de Oliveira Geraldo José Carbone Henrique José Fernandes Luz Mariana Guarini Berenguer Mário Henrique Costa Mazzilli (coordenador) Renata Mei Hsu Guimarães Sérgio Ribeiro da Costa Werlang Tatiana Amorim de Brito Machado
comitê financeiro e de captação
Cláudia Farkouh Prado Eduardo Mazzilli de Vassimon Daniela Montingelli Villela Elizabeth Machado de Oliveira Francisco Villela Pedroso Horta (Coordenador) Jean-Marc Etlin Lucia Hauptman Luís Terepins José Luiz Sá de Castro Lima
comitê de nomeação
Alfredo Egydio Setúbal Elizabeth Machado de Oliveira* Geraldo José Carbone Henrique Luz
associados
Adolpho Leirner Alfredo Egydio Setúbal Antonio Hermann Dias de Azevedo Daniela Montingelli Villela Eduardo Brandão Eduardo Saron Nunes Fernando Moreira Salles Francisco Pedroso Horta Geraldo José Carbone Helio Seibel Henrique Luz Jean-Marc Etlin Mariana Guarini Berenguer Mário Henrique Costa Mazzilli Neide Helena de Moraes Paulo Setúbal Neto Peter Cohn Roberto B. Pereira de Almeida Rodolfo Henrique Fischer Rolf Gustavo R. Baumgart Salo Davi Seibel Sérgio Ribeiro da Costa Werlang
conselho fiscal
titulares
Demétrio de Souza Reginaldo Ferreira Alexandre Susana Hanna Stiphan Jabra (presidente)
suplentes
Magali Rogéria de Moura Leite Walter Luís Bernardes Albertoni Rogério Costa Rokembach
comissão de arte
Alexia Tala Claudinei Roberto da Silva Cristiana Tejo Daniela Labra Rosana Paulino
comissão de ética e conduta
Daniela Montingelli Villela Elizabeth Machado de Oliveira Sérgio Miyazaki Henrique Fernandes Luz Mario Henrique Costa Mazzilli Tatiana Amorim de Brito Machado
núcleo mam
Coordenadora Camila Horta
equipe
curador-chefe
Cauê Alves
superintendente executivo
Sérgio Miyazaki
acervo
Coordenadora
Patricia Pinto Lima
Analista
Marina do Amaral Mesquita
Assistentes
Bárbara Blanco Bernardes de Alencar Camila Gordillo de Souza
Arthandler
Igor Ferreira Pires
adm. financeiro
Coordenador
Gustavo da Silva Emilio
Analistas
Janaina Chaves da Silva Ferreira Renata Noé Peçanha da Silva Anderson Ferraz Viana
Ana Beatriz Rodrigues Garcia (Empresa A. B. R. Garcia Jornalismo Independente)
curadoria
Especialista em Acessibilidade e Ações Afirmativas
Gregório Ferreira Contreras Sanches
Analista
Gabriela Gotoda
Estagiária
Laura Almeida Nobre De Sousa
educativo
Coordenadora
Mirela Agostinho Estelles
Analista
Maria Iracy Ferreira Costa
Educadores
Amanda Alves Vilas Boas Oliveira (Empresa Amanda Alves Vilas Boas Oliveira) Amanda Harumi Falcão Amanda Silva dos Santos Caroline Machado Luna Aurora Souto Ferreira Sansorai de Oliveira Rodrigues Coutinho Leonardo Sassaki Pires Maria da Conceição Ferreira da Silva Meskelis
Estagiários
Bárbara Barbosa de Araújo Góes Pedro Henrique Queiroz Silva
O Código de Ética e Conduta, disponível acima, foi estabelecido com o objetivo de promover, no mam, o respeito à legislação, ao Estatuto Social e aos demais regimentos, bem como a observância de padrões éticos de comportamento.
Em caso de dúvidas ou denúncias, você pode entrar em contato com a Comissão de Ética e Conduta, enviando uma mensagem para: comissaodeetica@mam.org.br.